Semasc promove abertura da campanha Agosto LilásSemasc promove abertura da campanha Agosto Lilás

09/08/2023 Anderson Freire

“O medo já é um sintoma de alerta sobre a violência doméstica”. A observação partiu da psicóloga do Creas, Thalita Colares, durante palestra no lançamento da campanha Agosto Lilás – Mês de Combate Pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

Lançamento promovido pela Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), nesta terça-feira (08/08), no auditório Luiz Carlos de Matos Areosa, na sede do CRAS.

A ação que abrange as mulheres atendidas por programas e serviços oferecidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) no município.

De acordo com a coordenadora do Creas, Edineia Martins, a campanha é promovida pela Prefeitura de Novo Airão há cinco anos. Este ano vem com tema ‘Por Direito, Por Justiça e Pelas Mulheres’. A programação definiu o 25 de agosto como dia D da campanha, quando haverá um grande evento no Ginásio Poliesportivo Jorge Ferrari, a partir das 18h, com palestras e distribuição de brindes ao público esperado de duas mil mulheres.

A subsecretária de Assistência Social, Rosiara Silva, explicou que a campanha visa esclarecer e tirar dívidas sobre o ciclo de violência doméstica.

“Muitas mulheres não sabem o que fazer e a quem recorrer. Esse é o momento para aprender que a violência não é só física. Ela se manifesta de forma moral, psicológica, sexual, patrimonial e até mesmo tecnológica (invasão e controle de redes sociais), mas muitas mulheres não têm consciência disso”.

No lançamento foram proferidas palestras e debates abordando três temas.

O papel do judiciário no acolhimento das vítimas de violência doméstica, ministrada pela servidora do Poder Judiciário do Estado do Amazonas Evânia Costa Muller. A palestrante também enfatizou que a violência não se manifesta apenas pelo marido, mas filhos, mães, netos, sobrinhos e outros do laço familiar.

O poder judiciário visando dar resposta à mulher e à sociedade firmou parceria com Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tribunais de todo o Estado em torno do projeto Justiça pela Paz em Casa.