A Dança Cangaço Herdeiros de Lampião, Dança Ciranda Barões e Quadrilha Junina Império são os vencedores do 26º Festival Folclórico de Novo Airão 2023, realizado neste final de semana, nos dias 28, 29 e 30 de julho, no Calçadão do Centro Cultural. O resultado oficial foi divulgado, na madrugada desta segunda-feira (31/07), logo após as apresentações das quadrilhas juninas. O encerramento ficou por conta da atração musical Karina Show, que prosseguiu o embalo madrugada adentro.
O Cangaço herdeiros do Lampião, com o tema ‘O Fim do Cangaço’, venceu o Festival com a soma de 299,1 pontos, superando o Lampião Rei do Sertão, que apresentou o enredo ‘Xaxado a Dança do Sertão’ e pontuou.
Nas cirandas, a Barões arrebatou a vitória com o tema ‘Manelinho, Mãe Benta e Carão – Oxente a festa no Sertão’, que conquistou a nota 329,5. Apenas dois décimos de diferença dos 329,3 pontos atribuídos à Pena Branca, que ficou no 2º lugar.
Na última noite de apresentações, no domingo, o resultado do julgamento dos jurados pontuou a Quadrilha Império campeão do 26 Festival Folclórico de Novo Airão, com nota 439,1. Seguida da Baixada na Roça, com 328,8 pontos, na segunda classificação; São Gabriel na Roça, em terceiro com 327,2 pontos; e, Granfinos de Novo Airão, na quarta colocação com nota 326,4.
O secretário municipal de Cultura, Aroldo Nascimento Júnior, fez uma avaliação muito positiva sobre a realização do 26º Festival Folclórico que, para ele foi gratificante e o sentimento de dever cumprido em constatar a estrutura e organização do evento e, sobretudo, o espetáculo das danças.
“Quero parabenizar aos cirandeiros, cangaceiros e quadrilheiros que se doaram para fazer belíssimas apresentações. Agradecer ao Governo do Estado e ao prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, pelo incentivo à cultura. Cidade lotada. Vendas a mil e todo mundo ganha com o evento cultural e o nosso folclore. Do menor ao maior empreendedor. Estamos no caminho”, festejou.
Na noite de encerramento, a quadrilha São Gabriel encenou o tema ‘Festa no Beiradão’. Uma descrição humorada sobre elementos e ocorrências em festas de comunidades, que vão da chegada em barcos do povo de longe ao ritmo musical de Chico Caju, saxofonista referência da música de beiradão, e o passeio dos namorados que dá vazão à lenda do boto.
‘Granfinos’ da Amazônia de Novo Airão, enredou ‘O sonho de um Caipira” que ilustra a história de um caboclo que se apaixonou com o desenrolar que esbanjou muita animação e desenvoltura nos itens casal caipira, rainhas da fogueira e do folclore.
A Baixada na Roça encantou com “O Superfantástico Circo da Baixada – A Magia está no ar. No calçadão, quadrilheiros personalizaram palhaços, bailarinas e malabaristas. Ao fundo músicas circenses e de programas infantis de televisão como Balão Mágico e Show da Xuxa, além de bordões como ‘Alegria faz parte da vida’.
A Quadrilha Império, veio de “Uma viagem horripilante por São João”, com direito a animador caracterizado de Conde Drácula e elementos como uma morceguinha, aranha viúva negra, bruxas, espantalhos, teatro de sombras, lendas e contos de terror. E, uma história trágica de amor e casamento de Maria e Benedito que vai parar nas profundezas da morte.
Veja mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br
Prefeitura de Novo Airão
Fotografia: Sebastian Vianna
Criação de Texto: Wittemberg Nogueira
Drone: Miguel Rodrigues
Produção: Gabriel Brasil e Victor Nascimento
ASCOM - Assessoria de Imprensa e Comunicação