Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação.Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação.

04/04/2023 Anderson Araújo

A prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), viabilizou a participação, na sexta-feira (31/03), de conselheiros municipais de Educação na 1ª Reunião Técnica Ordinária da União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação (UNCME/Amazonas) de 2023.

O encontro promovido pela UNCME/AM, aconteceu, na sexta-feira (31/03), na Sede da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério, em Manaus-AM. O tema foi ‘A importância do Conselho Municipal de Educação para uma Gestão de Qualidade da Educação’.

O Conselho Municipal de Educação (CME) de Novo Airão, foi representado pela presidente do Conselho Municipal, professora Gracimar Queiroz, secretaria executiva, do Conselho, professora Maria Francilene Dias Barroso, além de participação do secretário Municipal de Educação, Humberto Lima.

A professora Gracimar Queiroz destacou como pontos principais do Encontro a apresentação do Plano de Metas da UNCME/AM e calendário de reunião; o 5º Fórum Nacional e Presidentes Municipais de Educação a ser realizado no período de 12 a 14 de abril de 2023 em São José dos Pinhais-PR; Encontros para Formação de Conselheiros por Polo/Subcoordenações; Conselhos Municipais de Educação e Sistemas Municipais de Ensino: atuação e limites; Os Planos Subnacionais (PMEs) e a efetivação das metas e estratégias até 2025.

“Um momento gratificante e muito importante para o nosso município. Sendo assim agrademos ao Prefeito Frederico Júnior, ao vice, José Sales Nunes (Baliza) e ao secretário de Educação, Humberto Lima, pelo apoio para que pudéssemos participar do encontro”.

Os conselhos municipais de educação exercem papel de articuladores e mediadores das demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenham funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora.

Fotografia: SEMED

Criação de Texto: Wittemberg Nogueira