Prefeitura de Novo Airão investe em assistência técnica para cultivo do açaí Prefeitura de Novo Airão investe em assistência técnica para cultivo do açaí

19/07/2023 Anderson Freire

A prefeitura de Novo Airão está investindo em assistência técnica para o desenvolvimento do cultivo do açaí no município. Além da distribuição de mudas da espécie BRS Pai d’Égua que apresenta maior rendimento de polpa, com 30% mais que os frutos de açaí tradicionais.

Dentro do planejamento de incentivo, determinado pelo prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Pecuária (Semap), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), proporcionou um treinamento para o Cultivo do Açaí.

A ação desenvolvida em uma propriedade localizada no Km16 – Ramal do Braulino, que beneficiou 30 agricultores de Novo Airão.

De acordo com a engenheira florestal, Priscila Adriano, o foco principal foi passar orientação e informações aos produtores que já estão praticando o cultivo e aos iniciantes.

“O treinamento visa esclarecer e tirar dúvidas sobre o manejo, produção, adubo, irrigação e sanidade da espécie BRS Paid’Égua que está sendo bem difundida no mercado”.

O secretário municipal de Agricultura, Ângelo Alberto Medeiros (Mangueirão), informou que o açaí é atualmente o carro chefe da produção no município.

“A Prefeitura já disponibilizou mais de 50 mil mudas aos agricultores que já estão com uma área superior a 15 hectares em plena produção”.

A BRS Pai d’Égua é resultado da pesquisa com melhoramento genético do açaizeiro que apresenta duas características principais: produção na entressafra e frutos menores que apresentam produção superior aos frutos tradicionais. Um dos maiores diferenciais é a distribuição bem equilibrada da produção anual. A BRS Pai d’Égua produz 46% no período da entressafra (de janeiro a junho) e 54% na safra (de julho a dezembro). E, a primeira colheita aos três anos e meio contraponto os materiais tradicionais que iniciam no quinto ano.