Prefeitura de Novo Airão orienta produtores sobre cuidados sanitários para evitar a gripe aviáriaPrefeitura de Novo Airão orienta produtores sobre cuidados sanitários para evitar a gripe aviária

17/07/2023 Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pesca e Pecuária (Semapp), realizou, na manhã desta sexta-feira (14/07), reunião para orientar aos produtores do município sobre cuidados e procedimentos que devem ser adotados em relação à doença Gripe Aviária, também conhecida como gripe do frango e influenza aviária.

No encontro, realizado no auditório Luís Carlos de Matos Areosa, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), foi ministrada uma palestra e esclarecimentos de dúvidas pela médica-veterinária, Jeane Cristine, da Agência Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf). A ação também contou com a presença do gerente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam/Novo Airão), Alberto Elífio.

Reunião que contou com as participações de cerca de 50 produtores dos setores de avicultura, suínos, caprinos, bovino, equino e outros. O objetivo foi informar e conscientizar sobre procedimentos e cuidados exigidos pelo MA para evitar a doença em Novo Airão.

O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Pecuária (Semapp), Ângelo Alberto Medeiros (Mangueirão), explicou que diante da ameaça mundial que já alcançou 14 países, inclusive o Brasil que, de acordo Ministério da Agricultura, registrou 63 casos, a Adaf vai realizar uma inspeção nas propriedades rurais no município.

“A partir de agora vamos adotar cuidados sanitários e, inclusive, o transporte de animais vai exigir o preenchimento da GTA (Guia de Transporte Animal) do Ministério da Agricultura”.

A gripe aviária é uma doença que acomete aves e é provocada pelo vírus influenza A. A condição raramente acomete os humanos. Os sintomas são parecidos com os da gripe comum e geralmente começam a aparecer de dois a oito dias após o contato com o vírus. Os principais sintomas incluem: dor de garganta, febre acima de 38°C, dor no corpo, mal-estar geral, calafrios, fraqueza, dor abdominal, tosse seca, espirros e secreção nasal.