Banco da Amazônia libera financiamentos do FNO em Novo AirãoBanco da Amazônia libera financiamentos do FNO em Novo Airão

30/06/2023 Anderson Freire

O Banco da Amazônia (Basa) está disponibilizando linhas de financiamentos do Fundo Constitucional e Financiamento do Norte (FNO). As orientações para o acesso foram passadas no Seminário de Crédito e Disseminação do FNO itinerante 2023, realizado nesta quinta-feira (29/06), na sede da Secretaria Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur). Encontro que contou com a participação de mais de 50 pessoas de diversos segmentos empresariais e produção rural.

Os financiamentos, liberados pelo Basa, são destinados ao produtor rural, agricultor familiar, piscicultores e empreendedores em geral que, após análise de crédito e aprovação pelo Basa, vão passar por treinamento.

O Seminário é uma ação resultante de parceria entre Banco da Amazônia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Prefeitura de Novo Airão, por meio das secretarias municipais de Indústria, Comércio e Turismo (Semintur) - Sala do Empreendedor, e de Agricultura, Pesca e Pecuária (Semapp).

O gerente do Basa (Agência de Negócios de Manacapuru), Luiz Alberto Azevedo da Silva, explicou que o banco tem todo ano um compromisso de levar as opções de disseminação do crédito, por meio do programa FNO Itinerante.

“O crédito abrange os segmentos da agricultura familiar, mini e pequeno produtores rurais, prestadores de serviços, comércio e indústria. O objetivo é realizar uma agenda positiva para que a reunião não fique somente em discussão. Mas, que os parceiros auxiliem aos interessados, a exemplo do produtor rural, para documentação e habilitação ao financiamento”.

A ação também conta com aval do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM).

O FNO são recursos federais repassados pela Sudam ao Banco da Amazônia para democratizar o acesso ao crédito na região Norte aos pequenos produtores, mini e microempresas, prioritariamente.

Veja mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br