Novo Airão realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde.Novo Airão realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde.

29/03/2023 Anderson Araújo

O Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza a 6ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia’.

A Conferência acontece nos dias 29, 30 e 31 de março (de quarta a sexta-feira), no salão de eventos Recanto dos Medeiros. O evento é a etapa municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 2 a 5 de julho pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde.

A abertura será às 14h desta quarta-feira 29 e o segundo dia será de palestras abordando os eixos I - "O Brasil que temos, o Brasil que queremos" abordada pelo Coordenador da Saúde Bucal e odontólogo, Luiz Ramos; II - "O papel do Controle Social e dos movimentos sociais para salvar vidas", proferida pela subsecretária de Turismo e Membro da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde, Vera Garrido Filha; III - "Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia" tema explanado pelo Servidor graduado em Gestão Hospitalar, Jefferson Bruno; e o eixo IV - "Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas" que será norteado pela Psicóloga Milena Menezes.

Na sexta-feira (31/03), entrega das propostas à relatoria; plenárias finais para apreciação das propostas; aprovação de moções e eleição de delegados para etapa estadual.

A Subsecretária Vera Garrido, explica que a conferência de saúde tem finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das redes de serviços e de atenção à saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde, mas principalmente melhorar o Sistema Único de Saúde do Brasil.

“O evento é uma grande reunião realizada periodicamente, indispensável e com livre participação da população usuária do SUS. Conta com a representação dos vários segmentos sociais para avaliar a situação e propor as diretrizes e propostas para formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e federal. A única oportunidade que a população tem de participar diretamente da administração pública com a sua opinião na criação de propostas para melhoria das políticas públicas e tudo que influencia a saúde da população em nosso país”.

Criação de Texto: Wittemberg Nogueira

ASCOM - Assessoria de Imprensa e Comunicação