Prefeitura de Novo Airão promove espetáculos da trupe Ave Lola & BatidaPrefeitura de Novo Airão promove espetáculos da trupe Ave Lola & Batida

20/05/2023 Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretária Municipal de Cultura e Eventos (Semuc), promoveu a vinda do Projeto “Ave Lola e Batida rumo ao Rio Negro” ao município.

Os espetáculos gratuitos ‘Ouverture, do grupo dinamarquês Batida, e O Vira-Lata, da companhia paranaense Ave Lola, foram encenados, na noite desta quinta-feira (18/05), na Praça Municipal Hugo Carlos Frederico. Peças direcionadas às pessoas de todas as idades.

O projeto “Ave Lola e Batida” é uma ação independente resultado de uma parceria da Academia Amazônia Ensina (Acae), Ave Lola e Batida, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC/AM), Prefeitura de Novo Airão, Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semuc), e Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

O secretário Municipal de Cultura, Aroldo Nascimento Júnior, comemorou o feito de a Semuc ter conseguido trazer as companhias teatrais ao município. Disse estar com o sentimento de missão cumprida por estar fazendo o dever de casa para o desenvolvimento da arte e da cultura.

“Quero também manifestar agradecimentos ao prefeito Frederico Júnior, que não mediu esforços para trazer a trupe de renome internacional, bem como o apoio das secretarias municipais de Turismo (Semintur), Finanças (Semef) e de Saúde (Semsa) para execução do projeto. É a Semuc promovendo arte, cultura e entretenimento à nossa gente”.

A produtora executiva da Trupe Ave Lola, Laura Tesa, disse que o projeto é uma parceria com as companhias, Academia Amazônia Ensina e prefeituras de municípios, em uma ação para levar arte às cidades do Rio negro.

“A gente escolheu comunidades que já vínhamos mantendo contato, ao longo da atuação da Ave Lola, e resolvemos voltar com os espetáculos ao município que tem um público acolhedor, onde encontramos carinhosa audiência. E vamos voltar sempre”, prometeu.

O projeto realizou no período de 15 a 20 de maio apresentações gratuitas em Manaus, Novo Airão e Tumbira, com o objetivo de levar a arte do teatro para as comunidades ribeirinhas do Amazonas e, assim, promover um espaço de troca de experiências entre o público e os artistas envolvidos no projeto.

Fotografia: Miguel Rodrigues

Criação de texto: Wittemberg Nogueira