Semasc promove ação Faça Bonito de combate à exploração sexual de menoresSemasc promove ação Faça Bonito de combate à exploração sexual de menores

20/05/2023 Anderson Freire

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira (18/05), abertura da campanha Faça Bonito.

A ação faz parte da programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes- Maio Laranja, instituído em 18 de maio. O tema de 2023 é ‘Esquecer é permitir. Lembrar é Combater’.

A solenidade, no auditório do Centro de Referência da Assitência Social (CRAS), contou com a participação de estudantes das escolas municipais, secretários municipais de Assistência Social e Cidadania, Márcia Silveira, de Educação, Humberto Lima, promotor do município, João Guimarães, e representantes de instituições relacionadas ao atendimento à criança como CRAS, Conselho Tutelar e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A secretaria Municipal de Assistência Social, Márcia Silveira, ratificou que a campanha vem efetivar a prevenção contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município. Uma conquista que demarca a luta pelo direito humano infantil no país.

A assessora técnica da Semasc, Evelyn Albuquerque, fez um relato sobre o crime ocorrido no Espírito Santo, em 1973, uma menina de 8 anos, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Com a repercussão do caso, e mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, resultou na instituição do 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A coordenadora do CREAS, Edineia Martins, explicou que a instituição faz o acompanhamento e busca fortalecer o vínculo familiar, além de atendimento e proteção às famílias que têm direitos violados como maus-tratos .

A programação do Maio Laranja vai realizar, durante o mês, atividades e, nos dias 30 e 31 a 2ª Gincana Interescolar Faça Bonito. Evento que terá a participação das escolas municipais Bandeirantes, Aristóteles Freire Arnoud, Violeta de Mattos Areosa e Raimundo Nonato Teixeira. A gincana estabelece disputas como desafio de conhecimento (perguntas e respostas), com direito a torta na cara, sobre a temática da campanha de combate ao abuso e exploração sexual infantojuvenil, além de jogos de queimada e corre ou morre.

Denúncias de abuso ou exploração sexual de menores podem ser feitas pelo Disque 100, Conselho Tutelar, delegacia, ligue 180, Centros de Atendimento integrados para crianças e adolescentes vítimas de violência e Ministério Público.

Imagens: Israel Miquiles

Criação de texto: Wittemberg Nogueira