Prefeito Frederico Júnior confirma ida à Estônia e Finlândia em Missão TécnicaPrefeito Frederico Júnior confirma ida à Estônia e Finlândia em Missão Técnica

17/05/2023 Anderson Freire

O Prefeito de Novo Airão, Frederico Junior, confirmou a participação na Missão Técnica Estônia e Finlândia, organizada pela empresa Estônia Hub, em caráter de premiação do Programa Prefeito Empreendedor.

Trata-se de missão aberta de mercado, realizada pela Estônia Hub, na qual a delegação do Sebrae/Amazonas vai contar com a participação de prefeitos vencedores do Programa Prefeito Empreendedor. A delegação também será composta por outras importantes instituições. Os custos para transporte, alimentação e hospedagem serão por conta dos organizadores do programa.

A agenda e orientação (Guia de Bordo) foram fornecidas em videoconferência, nesta quarta-feira (17/05), com participação de coordenadores do Sebrae e prefeitos dos municípios de Novo Airão, Boa Vista do Ramos e Manaquiri, que vão integrar esta missão técnica.

A ‘Estônia Hub - E-Governance Conference 2023’, será no período de 28 de maio a 02 de junho de 2023. A agenda conta com a participação dos prefeitos e secretários brasileiros, embaixador do Brasil, parlamentares, prefeito e ministro de estado daquele país.

A Estônia tem grande curiosidade sobre o Brasil e, sobretudo Amazônia. A viagem será o início de tratativas para troca de experiências, conteúdos e cartão comercial, com possibilidade de execução de projetos. O encontro vai viabilizar a observação de ideias inteligentes que podem ser implantadas em municípios brasileiros.

O prefeito Frederico Júnior disse estar entusiasmado com a experiência inédita que será de grande relevância e transformadora para os municípios que foram contemplados com a oportunidade.

“Acredito que seja a experiência mais importante para conhecer e trazer boas ideias para o Amazonas, além de gerar frutos para Novo Airão. Também pretendemos fazer convite aos governantes europeus para que conheçam o Amazonas e, nossas belezas naturais, e principalmente o Arquipélago de Anavilhanas e o Parque do Jaú”.

Por que Estônia?

A Estônia, com destaque à cidade de Tallinn, é referência mundial de cidade inteligente. Na apresentação do e-Estonia Briefing Center, os prefeitos vão receber uma introdução aos mecanismos subjacentes da digitalização da sociedade estoniana e suas principais histórias de sucesso. Inclui ainda, uma visão geral dos principais desafios e políticas, bem como uma compreensão da infraestrutura, soluções eletrônicas e serviços inteligentes;

Prefeitura de Tallinn: Tallinn fez seu nome como uma das cidades mais orientadas à tecnologia no mundo. As tecnologias e serviços digitais fazem parte do dia a dia da maioria da população, resultando em eficiência e comunicações acessíveis.

Fotografia: Sebastian Viana e Miguel Rodrigues

Criação de texto: Wittemberg Nogueira