Inpa faz apresentação do Programa KUNHÃ aos piscicultores de Novo AirãoInpa faz apresentação do Programa KUNHÃ aos piscicultores de Novo Airão

16/05/2023 Anderson Freire

A Associação dos Piscicultores do Novo Airão (APINA) foi contemplado com a implantação de uma unidade demonstrativa para aplicação da tecnologia de bioflocos, na produção de larvas e juvenis (alevinos) da espécie matrinxã, do programa Kunhã – Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas (CT&I no Amazonas), desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e executado com recursos oriundos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Na manhã, desta terça-feira (16/05), a pesquisadora do Inpa, Elizabeth Gusmão, fez uma apresentação, na sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semintir), sobre o processo de implantação do Programa no município. A explanação abordou as etapas necessárias que envolvem equipamentos, insumos, preparo da área, instalação de tanques, capacitação de técnicos e produtores e, inclusive a produção de alimentação a partir de resíduos vegetais.

“O sistema demanda alta tecnologia, conhecimento técnico, trabalho, dedicação, investimento, manutenção, planejamento e acompanhamento permanente para se obter bom resultado”.

O convênio, firmado entre a APINA e INPA, foi encaminhado pela Prefeitura de Novo Airão, via Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Pecuária (Semapp), que cadastrou a Associação e vinha pleiteando a parceria havia dois anos. A Prefeitura também vai dar apoio e suporte logístico para execução do projeto.

O secretário Municipal de Agricultura, Ângelo Alberto Medeiros (Mangueirão), destacou que unidade demonstrativa será implantada sem custos aos piscicultores, além de disponibilização, pelo INPA, de técnico para acompanhamento da atividade.

“A unidade vai fornecer alevinos, com média de 20 gramas e prazo mais rápido, ao piscicultor com preço 48% mais barato. O preço do milheiro vai cair de R$ 500 para uma média de R$ 240. A partir dessa metodologia, o conhecimento obtido através das unidades poderá ser multiplicado, estimulando o aprimoramento das estratégias de trabalho e o investimento em inovação”.

O presidente da APINA, Carlos Leite, destacou que Novo Airão é o primeiro município contemplado com a unidade demonstrativa do programa Kunhã, que vai possibilitar redução de custos.

“Os preços para aquisição dos alevinos e ração são os principais gargalos na piscicultura, portanto a redução de custos representa importante passo para o desenvolvimento do setor e tornar o município maior produtor no Estado”.

O Programa Kunhã CT&I financia pesquisas que contribuam, para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do estado, nas áreas relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; trabalho decente e crescimento econômico e consumo e produção responsáveis.

Criação de texto: Wittemberg Nogueira

ASCOM - Assessoria de Imprensa e Comunicação