16/05/2023 Anderson Freire

O prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, fez, na manhã desta segunda-feira (15/05), apresentação à Câmara Municipal de projetos estruturais que vão criar novos atrativos e consolidar o potencial turístico no município.

A apresentação também foi uma prestação de contas da viagem à Curitiba, no dia 12 de maio, para assinatura do convênio estabelecido pelo Edital Programa Turismo Futuro Brasil’, que selecionou 12 municípios como Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no País, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O prefeito destacou que a apresentação dos projetos visou levar conhecimento e clareza aos vereadores sobre as propostas que visam o aprimoramento do potencial turístico, geração de renda e melhoria da qualidade de vida à população. Ele também ressaltou a necessidade de fazer os deveres de casa para que possa receber os investimentos que são da ordem de R$ 500 mil além de R$ 25 milhões do Programa Cidade Empreendedora.

“O objetivo foi de apresentar aos vereadores o pacote de obras que vamos executar para alavancar o potencial do município com obras que vão enriquecer os atrativos turísticos com inovação e, sobretudo, sustentabilidade. Chegou a hora de Novo Airão dar os primeiros passos para sensibilizar e criar oportunidades as futuras gerações com nova mentalidade ambiental, transformando nosso município em um Destino Turístico Inteligente. E, para isso vou precisar do apoio da Câmara Municipal e da sociedade”, adiantou.

Os projetos apresentados foram:

• Construção do Porto Turístico do Padre – Investimentos do Ministério do Turismo;

• Centro Cultural - Ministério do Turismo orçado em R$ R$ 16 milhões;

• Mirante do Parque de Anavilhanas - Orçamento R$ 1.6 milhão, oriundo de emenda parlamentar deputado Fausto Júnior;

• Praças do Bacabal (R$ 1.4 milhão) e da Saudade;

• Praça Municipal: construção da Selvinha e chafariz. Espaço verde destinado às crianças;

• Prédios das secretarias de Educação e Agricultura;

• Mercado Municipal (minishopp) – Orçamento R$ 5.4 milhões;

• Usina para incineração de lixo (resíduos);

• Usina Solar – vai gerar energia aos setores e logradouros públicos;

• Orla da Cidade – Recursos de emenda parlamentar senador Omar Aziz, da ordem de R$ 17 milhões;

• Praça no bairro São Francisco (Chicó) em frente a UBS Savedra.

A sessão legislativa também contou as presenças do Procurador Geral do Município, Otávio Farias, Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Suzianne Fonseca, que também fez uma explanação sobre a ida a Curitiba e os projetos apresentados, e demais secretários municipais.

Fotografia: Sebastian Viana e Miguel Rodrigues

Criação de texto: Wittemberg Nogueira