Notícias Voltar

Novo Airão está entre as cidades que vão receber Internet 5G.Novo Airão está entre as cidades que vão receber Internet 5G.

28/03/2023 Anderson Araújo

Novo Airão está na lista das 347 cidades brasileiras que foram liberadas para instalação de antenas para recepção e transmissão do sinal 5G a partir de 27 de fevereiro. Liberação aprovada, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em reunião, quando foi decidida a antecipação da liberação da faixa de 3,5 GHz nestes municípios.

As prioridades foram as cidades que apresentam potencialidades turísticas estruturadas.

No Amazonas além de Novo Airão, constam da lista Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Silves. Cidades que estão prontas tecnologicamente para receber o sinal.

As localidades estão distribuídas em 23 estados. A decisão possibilita que as operadoras possam solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis. Até o momento, um total de 487 municípios obtiveram a liberação da autarquia.

De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, “além de acompanhar a implementação da tecnologia em todo o país, cobramos as operadoras quanto à qualidade do serviço, visto que tanto o Ministério das Comunicações quanto a Anatel têm recebido reclamações de usuários", afirmou.

O ministro reforçou, na reunião com as operadoras de telecomunicações, que o Ministério das Telecomunicações (MCom) deve realizar uma pesquisa de opinião a respeito do assunto e sugeriu que as empresas façam um diagnóstico da situação.

As liberações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do leilão também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

Fonte: Mcom

Prefeitura de Novo Airão

Fotografia: Gedeão Santos

Criação de Texto: Wittemberg Nogueira

ASCOM - Assessoria de Imprensa e Comunicação





Compartilhar:
| WhatsApp