Idam faz entrega de mudas de castanha a produtores de Novo AirãoIdam faz entrega de mudas de castanha a produtores de Novo Airão

12/05/2023 Anderson Freire

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a Prefeitura de Novo Airão, via Secretaria Municipal de Agricultura (Semapp), realizou, nesta quinta-feira (11/05), a entrega de 1.200 mudas de Castanha do Brasil, do Projeto Excelsa.

Os técnicos do Idam também apresentaram palestra sobre demonstração de métodos de plantio de castanha para 15 famílias de produtores de Novo Airão.

A ação foi realizada na Associação dos Produtores do Ramal do Angelim, na Rodovia AM-352, km 40, e contou com a participação de 15 produtores locais que trabalham com produção de farinha de mandioca, criação de frango de corte, horticultura e fruticultura.

A palestra, ministrada pelos técnicos em Agropecuária, Tadeu Veloso e Adomilton, teve como objetivo orientar os agricultores sobre o período de plantio, espaçamento, consorciamento com outras culturas, aberturas de covas e informações gerais sobre o cultivo da castanha.

Segundo o gerente da unidade local do Idam em Novo Airão, Alberto Elífio, a entrega das mudas dará aos agricultores a possibilidade, futuramente, de uma nova fonte de renda.

“A parceria entre Idam e Associação dos Produtores também vai viabilizar o fortalecimento do Projeto Prioritário da Castanha’’, adianta o gerente.

Na ocasião também foram passadas orientações para traçar novas metas de planejamento das atividades agrícolas na comunidade do Angelim, Crédito Rural, Cartão do Produtor Primário, entre outros programas do Governo do Estado.

Criação de texto: Wittemberg Nogueira

ASCOM - Assessoria de Imprensa e Comunicação