Notícias Voltar

Prefeitura e CONAQ levam sinal de Internet à comunidade quilombola do TamborPrefeitura e CONAQ levam sinal de Internet à comunidade quilombola do Tambor

12/05/2023 Anderson Freire

A comunidade quilombola do Tambor, localizada no Parque Nacional do Jaú, no município de Novo Airão, vai estar integrada ao mundo a partir da instalação do sinal de Internet que vai beneficiar cerca de 20 famílias (120 pessoas) que vivem na localidade, distante 167 quilômetros da sede de Novo Airão.

A instalação do sinal está sendo disponibilizado pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), em parceria com a prefeitura de Novo Airão, que presta apoio logístico com transporte e alimentação para o deslocamento da equipe técnica até o Tambor.

A missão partiu de Novo Airão, na manhã desta quinta-feira (11/05), abordo da embarcação Dádiva de Deus, transportando a equipe e material para a instalação do sistema que será alimentados por baterias carregadas por oito painéis solares.

O coordenador executivo da Conaq, José Carlos Galiza, informou que o Projeto Conexão Povos da Floresta visa levar Internet veloz às comunidades localizadas em áreas remotas, de floresta, na Região Norte.

“O sistema que será instalado na comunidade do Tambor é um projeto piloto e inovador que visa o acesso à comunicação, integração e melhoria da qualidade de vida às populações que vivem em vilas quilombolas na Amazônia”.

A CONAQ é uma ONG que visa a garantia de uso coletivo do território, com a implantação de projetos de desenvolvimento sustentável, implementação de políticas públicas levando em consideração a organização das comunidades de quilombo; por educação de qualidade e coerente com o modo de viver nos quilombos; e, acima de tudo, o uso comum do território, dos recursos naturais em harmonia com o meio ambiente; entre outros benefícios

Prefeitura de Novo Airão

#nadasuperaotrabalho

Imagens: Israel Miquiles

Criação de texto: Wittemberg Nogueira

ASCOM - Assessoria de Imprensa e Comunicação





Compartilhar:
| WhatsApp