Seminf e Semma apresentam planejamento e cronograma para limpeza nos bairros de Novo AirãoSeminf e Semma apresentam planejamento e cronograma para limpeza nos bairros de Novo Airão

11/05/2023 Anderson Freire

Por determinação do prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, as secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo (Seminf) e de Meio Ambiente (Semma) apresentaram, nesta quarta-feira (10/05), o plano e cronograma que será executado, dentro de 60 dias, para solucionar definitivamente o problema do descarte de resíduos, entulhos e podas de árvores nos bairros da cidade.

A reunião, na sede da Seminf (Garagem), contou com as presenças da secretária de Meio Ambiente, Luciene Farias, do subsecretário de Infraestrutura, Max Vinhort, e coordenadores de serviços relacionados à orientação, fiscalização e execução da limpeza pública.

O planejamento estabelece a suspensão imediata, por 60 dias, do descarte de entulhos, resíduos, podas e troncos de árvores, nas ruas e frente de casas. Prazo necessário para que o setor de Limpeza Pública concentre esforços para estruturação de máquinas e equipamentos. A cautela visa evitar que a ação seja interrompida por panes ou defeitos nas máquinas pesadas e veículos.

Passado esse período, as secretárias vão pôr em prática um cronograma, para execução de serviços, que vai dividir a cidade em cinco pontos de ação, identificados por cores diferentes. As atividades serão iniciadas a partir de julho.

Cada ponto vai corresponder a 30 dias de serviços (um mês). Neste período, o corte e poda de árvores, bem como o descarte, de entulhos somente poderão ser feitos mediante termo de autorização concedido pela Semma. Licença que terá prazo para execução. O documento também vai conter dados, sobre os proprietários dos imóveis, que passarão a integrar um cadastro público para solicitação do serviço.

O ponto 1, de cor verde, abrangerá os bairros Nossa Senhora Auxiliadora (Ponta) e Centro da cidade. O segundo ponto (amarelo): o Nova Esperança, Anavilhanas, Remanso, Eduardo Braga, residencial Peixe-boi e Bandeirantes. O ponto 3 (vermelho) Murici, conjunto Santo Antônio e São Francisco (Chicó). O quarto ((Laranja): Jardim primavera, Santo Elias I, Caminho das Índias e Alemão. E por quinto (azul): o Novo Horizonte e Santo Elias II.

“A ação visa união e alinhamento de ações entre as secretárias de Meio Ambiente e de Infraestrutura que visam a orientação, conscientização, fiscalização e execução de serviços para ordenar e disciplinar o descarte e a remoção dos resíduos e entulhos. Para o padrão e conceito turístico que Novo Airão chegou é vergonhosa a quantidade de entulhos jogados de modo desordenado nas ruas”, reconhece o subsecretário Max Vinhort.

O calendário de ação vai ser impresso para distribuição de casa em casa nos bairros, bem como o serviço de orientação pelo setor de Educação Ambiental da Semma. E, a execução dos serviços terá registro fotográfico que permitirá a identificação e comprovação em caso de descumprimento da medida.

A nova regra estabelece ainda necessidade de autorização para obras e construções residenciais e comerciais, cuja responsabilidade e custos para remoção dos resíduos resultantes das obras será do proprietário.

Criação de texto: Wittemberg Nogueira

ASCOM - Assessoria de Imprensa e Comunicação