10/05/2023 Anderson Freire

Treze mulheres empreendedoras de Novo Airão receberam os financiamentos, totalizando R$ 127.600, concedidos pelo Programa Crédito Rosa, do Governo do Amazonas. A entrega dos cheques foi feita, na manhã desta segunda-feira (08/05), no Ginásio Poliesportivo Jorge Ferrari.

Durante o evento também houve a entrega de Kits do Programa de Proteção e Promoção da Dignidade Menstrual, com a distribuição de absorventes à 1.400 estudantes das escolas municipais e estaduais do município.

O coordenador do Crédito Rosa, Adriano Silva, ressaltou que em Novo Airão houve o atendimento de cerca de 30 propostas. O que significa que ao fim do processo de avaliação mais empreendedoras deverão ser contempladas.

“Em 2022, houve oito liberações, que somaram R$ 37.700. Em relação a 2023, registramos um aumento superior a 89%. E o programa continua disponível pela internet no Portal do Parceiro (Afeam). Portanto não acabou continua on-line”.

A solenidade contou com as presenças do prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, da secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Márcia Silveira, secretária de Estado de Assistência Social, Kely Patrícia Paixão Silva, deputada estadual Alessandra Campêlo, Procurador Geral do Município, Otávio Farias, secretários municipais, gestores e professores das escolas do município.

O prefeito Frederico Júnior, ao falar sobre a importância dessa conquista para as mulheres airãoenses, concedido pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), agradeceu a oportunidade oferecida às mulheres para poderem alavancar os negócios e conquistar a independência financeira. Em relação ao Dignidade Menstrual, o prefeito anunciou o lançamento de um novo programa social.

“Não vamos mais deixar faltar esse produto básico às estudantes. Seguindo a pegada do Governo do Estado, vamos criar um programa municipal, no orçamento da Saúde, para manter esse compromisso com as famílias de Novo Airão”.

A deputada estadual, Alessandra Campêlo, cumprimentou aos moradores do município em nome do prefeito Frederico Júnior, a quem atribuiu a mudança estrutural da cidade para melhor. A deputada também enfatizou a finalidade do programa Crédito Rosa, do qual é autora do Projeto de Lei, que além de crescimento empresarial possibilitar a independência financeira.

“Além de possibilitar a saída da situação de extrema pobreza, muitas mulheres que são vítimas da violência doméstica têm a possibilidade de quebrar a dependência financeira, em relação ao agressor, para poder suprir o sustento dos filhos e construir, com sua luta uma vida digna”.

A empreendedora Genine Silva, disse que ter um negócio familiar e que tomou conhecimento do atendimento do Programa Crédito Rosa em Novo Airão.

“A gente foi ao CRAS e deu tudo certo. E somos gratos ao Governo do Estado e à Prefeitura de Novo Airão por ter disponibilizado a oportunidade de ampliação do nosso empreendimento. Esse financiamento veio na melhor hora”, comemorou.

Imagens: Sebastian Viana

Criação de texto: Wittemberg Nogueira