Núcleo de Cidadania dos Adolescentes promove encontro sobre direitos e igualdades femininos.Núcleo de Cidadania dos Adolescentes promove encontro sobre direitos e igualdades femininos.

26/03/2023 Anderson Araújo

A Coordenação mobilizadora do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) realizou, no sábado (25/03), o primeiro encontro socioeducativo de 2023 com os adolescentes que participam do grupo. Atividade promovida pela Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Turismo (Semintur) e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Desta vez, os jovens participaram do encontro, na sede da Semintur, com o tema ‘Empoderamento Feminino’. A atividade reuniu cerca de 40 adolescentes.

A secretária municipal de Turismo, Suzianne Oliveira (articuladora do NUCA), anunciou, na abertura, as atividades previstas para 2023, com destaques aos demais encontros que vão tratar de Gravidez na Adolescência, Combate à Violência e Mudanças Climáticas. A secretária também lançou convite para o curso de programador de softwares (computador), que será instituído dentro do Programa Turismo Futuro Brasil.

“Estamos melhorando a qualidade de vida no município a partir do trabalho com os jovens que são o futuro da sociedade. Se vocês continuarem no Grupo e seguirem as orientações será certo um futuro brilhante”, previu.

A mobilizadora do Núcleo, Greicy Kelly Barbosa, informou a programação que iniciou com a recepção dos jovens, seguida de palestra sobre direitos de igualdade femininos, proferida pela psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), Thalita Colares. A reunião também contou com a realização de uma gincana, piquenique e distribuição de lembranças à garotada.

O orientador social do CRAS, Matheus Isaac, explicou que o tema Empoderamento Feminino, tratou-se na verdade de um debate sobre direitos de cidadania às adolescentes no que diz respeito à educação, escolha profissional, respeito e igualdades em todos os aspectos sociais.

O NUCA abrange adolescentes com idades de 12 a 18 anos. As inscrições podem ser feitas com a mobilizadora, na coordenação do Núcleo, na sede da Semintur. O grupo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal através das secretarias de Assistência Social (Semasc), via CRAS e CREAS, Educação (Semed), Indústria Comercio e Turismo (Semintur), Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Conselho Tutelar.

Fotografia: Gideão Santos

Criação de Texto: Wittemberg Nogueira