AAM conquista aumento no rateio do MAC para os municípios do AmazonasAAM conquista aumento no rateio do MAC para os municípios do Amazonas

04/05/2023 Anderson Freire

A Associação Amazonense de Municípios (AAM) conquistou nesta quarta-feira, um aumento no rateio do Limite de Média e Alta Complexidade (MAC), para a saúde dos municípios do Amazonas.

O presidente da AAM, Anderson Sousa e o Vice-presidente, Frederico Júnior, estiveram desde o início deste ano (2023) buscando soluções para as demandas voltadas para saúde dos municípios, ouvindo prefeitos e secretários de saúde do interior, para que assim, fosse possível encontrar a melhor forma de ajudar os gestores em suas solicitações.

Depois de muito diálogo, nesta quarta-feira (03), Anderson Sousa e Frederico Júnior, estiveram reunidos com o secretário de governo, Sérgio Litaiff, o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade, juntamente com a Comissão de Saúde da ALEAM e o Secretário de Estado de saúde, Anoar Samad, para alinhamento de propostas. Reuniões que resultaram na mudança do rateio do MAC, que era de 75% para o estado e 25% para os municípios em 69% e 31% respectivamente.

Os 31% conquistados pela instituição municipalista garantem quase R$302 milhões e meio aos municípios do Amazonas. Um aumento de quase R$140 mi. Com esses 31%, foi possível sair de um per capita de R$92,00 para R$168,00. Um aumento real de R$76,00 per capita.

O consultor em saúde da AAM, Januário Neto, explica como se chega a esses números, para que, cada gestor e munícipe consiga compreender. "R$ 302.438.480,00 divididos pela população do interior que é de 1.799.000 pessoas, dá o valor de R$ 168,11 per capita. Esse valor deve ser multiplicado pela população do município e dividido por 12. Que dará o novo resultado do limite financeiro do MAC mensal dos municípios. Já fizemos uma planilha que demonstra a clara evolução nos valores do teto MAC dos municípios”, explicou Januário Neto.

O presidente da AAM reafirmou seu compromisso como presidente da instituição defensora dos municípios do Amazonas. “Continuarei em busca de melhorias e defendo a municipalidade, foi o compromisso que assumi. Gostaria ainda, de agradecer a presidência e a diretoria do COSEMS, pela parceria, pelo empenho em nos ajudar a tornar realidade esse aumento de recursos para saúde dos municípios do nosso estado do Amazonas”, destacou Anderson Sousa.

O vice-presidente, Frederico Júnior, agradeceu o empenho do governo do Estado. “Agradecemos ao governador Wilson Lima, pela atenção e entendimento que os municípios precisavam do aumento desse repasse, para que, todos nós, gestores municipais, possamos continuar oferecendo saúde de qualidade ao povo do interior”, afirmou Frederico Júnior.

Criação de texto: Wittemberg Nogueira

ASCOM - Assessoria de Imprensa e Comunicação