Prefeitura de Novo Airão vai solicitar revisão dos dados apresentados pelo IBGEPrefeitura de Novo Airão vai solicitar revisão dos dados apresentados pelo IBGE

28/04/2023 Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Procuradoria Geral do Município vai apresentar manifestação expressa formal solicitando, ao Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revisão dos dados coletados no município pelo Censo Demográfico de 2022, em agosto do ano passado.

A ação foi anunciada pela Assessoria Jurídica, logo após a 3ª Reunião de Planejamento do Censo 2022, realizada, na manhã desta quinta-feira (27/04), na sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semintur), para apresentação dos dados apurados em Novo Airão.

A reunião também contou as presenças do vice-prefeito de Novo Airão, José Nunes Sales (Baliza), dos secretários municipais de Turismo, Educação, Agricultura, Cultura e Esportes, vereador Roberto Veiga entre outros.

Os dados apresentados pelo coordenador de Área da Fundação IBGE, Argemiro do Nascimento Neto, apontam que a população de Novo Airão saiu de 14.723 pessoas, em 2010, para 15.621 em 2022. O que representa uma elevação pífia de 898 pessoas nos últimos 12 anos.

Os números do IBGE indicam que em 2010 havia 3.760 domicílios contra os atuais 5.218. O que significa 1.458 casas a mais. Durante o trabalho dos recenseadores foram registradas coletas de dados em 4.110 domicílios ocupados permanentemente. Contudo, houve recusa de informações em 53 domicílios, além de impossibilidades de coleta em diversas casas.

Os números foram contestados pelos secretários que também acusaram diversas falhas verificadas no processo de coleta de dados feito pelos recenseadores. O coordenador do IBGE prestou esclarecimentos e respostas aos questionamentos e admitiu possíveis falhas.

Para esclarecimento das dúvidas, o assessor jurídico André Oliveira anunciou que o município vai protocolizar manifestação solicitando a revisão do trabalho.

“Os possíveis erros e disparidades de números vão causar baixa no cálculo do coeficiente populacional do município e a consequente queda de receitas, prejudicando drasticamente a população. Por isso vamos solicitar revisão sobre os dados apresentados pelo Censo. O próprio IBGE estimou em 2021 cerca de 21 mil habitantes”, contestou.

Criação de texto: Wittemberg Nogueira

ASCOM - Assessoria de Imprensa e Comunicação