Secretaria de Cultura ministra curso para elaboração de projetos culturaisSecretaria de Cultura ministra curso para elaboração de projetos culturais

26/04/2023 Anderson Freire

A Secretaria Municipal de Cultura e eventos (Semuc) vai ministrar, no período de 2 a 6 de maio, no plenário da Câmara Municipal, um curso para elaboração de Projetos Culturais.

O secretário municipal de Cultura, Aroldo Nascimento Júnior, informa que o objetivo do curso é fornecer conhecimentos aos pequenos negócios (empreendedores), que atuam na indústria criativa, para a assimilação das dimensões (tamanhos e formatos) dos projetos culturais e processo de habilitação para captação de recursos por meio da Lei de Incentivo à Cultura como a Lei Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo.

Recursos liberados na forma de financiamento previsto nas leis de incentivo à cultura e lastreadas por mecanismos de renúncia fiscal. A captação é feita junto a apoiadores (pessoas físicas e empresas) oferecendo a eles a oportunidade de abater aquele apoio do Imposto de Renda. Com isso, ganha o produtor cultural, ganha o apoiador e os brasileiros, que terão mais opções à disposição e mais acesso à cultura.

O projeto cultural deve reunir todo o planejamento de um evento ou de uma série de apresentações artísticas que dizem respeito à industria criativa. Setor da economia que contempla atividades produtivas que têm como processo principal a criação com potencial de gerar valor de mercado, resultando em produção de riqueza cultural e econômica. O setor reúne atividades relacionadas às artes como cinema, teatro, shows musicais, pintura e artes plásticas.

Criação de Conteúdo: Miguel Rodrigues

Criação de Texto: Wittemberg Nogueira