Sebrae faz mapeamento do potencial inovador de Novo AirãoSebrae faz mapeamento do potencial inovador de Novo Airão

25/04/2023 Anderson Freire

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semintur), vai aplicar metodologia de mapeamento do ecossistema de inovação em Novo Airão. O trabalho visa traçar um mapa das instituições que podem contribuir para apoiar negócios inovadores no município.

O trabalho iniciou, nesta segunda-feira (24/04), com um workshop (oficina) ministrado pela analista de negócios do Projeto Ecossistema Local de Inovação (ELI), Osiana Almeida e a consultora de inovação credenciada, Gracy Raittz, da Unidade de Soluções e Atendimento do Sebrae/Amazonas.

A analista Osiana Almeida ressaltou que a proposta visa mapear as instituições com potencial para contribuir e dar apoio na construção de negócios inovadores. Além de Novo Airão o projeto está em andamento em mais três municípios amazonenses.

“A realização do trabalho vai durar cinco meses com aplicação de metodologia para o desenvolvimento do ecossistema de inovação que permita a desenvoltura de negócios inovadores e ‘startups’, que são empresas com modelos de negócios voltados à tecnologia. Trata-se de um trabalho construído com a sociedade no qual os atores (empreendedores e gestores públicos) são convocados para o desenvolvimento econômico e social”.

A secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Suzianne Oliveira, explica que os atores são compostos de instituições públicas e privadas como secretárias municipais e escolas de ensino superior. Trata-se de um diagnóstico que vai abalizar projetos e ações que visam o desenvolvimento social, turístico e econômico.

A abordagem de Ecossistemas Locais de Inovação (ELI) busca compreender de maneira sistêmica o ecossistema de inovação de um município ou de uma microrregião geográfica, considerando suas vocações econômicas e seu potencial tecnológico, para promover o desenvolvimento local, sob a ótica da inovação, e estruturar uma intervenção coordenada de longo prazo.

A apresentação metodológica contou com as presenças de representantes das secretarias municipais de Cultura, Agricultura, Esportes, Educação e Meio Ambiente, Saúde, Fundações Almerinda Malaquias (FAM) e Vitória Amazônica (FVA), CETAM, empresas locais de diferentes segmentos e provedoras de Internet.

Criação de texto: Wittemberg Nogueira

ASCOM - Assessoria de Imprensa e Comunicação