Novo Airão presente na 30ª Reunião do Mosaico Baixo Rio NegroNovo Airão presente na 30ª Reunião do Mosaico Baixo Rio Negro

20/03/2024 Por ASCOM Anderson Freire

A Prefeitura de Novo, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semintur), participou da 30ª Reunião do Conselho Consultivo do Mosaico do Baixo Rio Negro (MBRN).

Evento, promovido pela Fundação Vitória Amazônica (FVA), nos dias 13 e 14 de março, em Manaus, com a participação de conselheiros, associações comunitárias, organizações sociais e ambientais, setor de turismo, pesquisadores, instituições governamentais e organizações não governamentais e moradores de unidades de conservação do território. O encontro também contou com as participações dos novos embaixadores ribeirinhos do Rio Negro, integrado por um grupo de jovens.

Os debates giraram em torno da estratégia para continuidade das ações executadas no âmbito do mosaico, incluindo a manutenção das atividades do Conselho. Entre as estratégias está a submissão de propostas conjuntas para editais abertos como o Fundo da Amazônia.

O Conselho do Mosaico abrange as áreas do Baixo Rio Negro, incluindo Novo Airão. O município é representado pela Semintur no Conselho que avalia a execução de projetos e demandas de setores municipais, estaduais, governamentais e não governamentais. No encontro são definidos os projetos que vão receber apoio e a participação dos municípios.

A Fundação Vitória Amazônica é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua há 30 anos com inovação socioambiental em diferentes escalas na Amazônia. Desenvolve projetos nas áreas de pesquisa, organização social, educação, desenvolvimento socioeconômico, de políticas públicas, com foco na solução de problemas locais e regionais a partir de iniciativas sustentáveis, voltadas para a construção de um modelo alternativo de desenvolvimento na região amazônica.

Fotografia: Semintur

Redação: Wittemberg Nogueira