Prefeitura de Novo Airão firma parceria com CNS para levar Internet às comunidades no Rio JauaperiPrefeitura de Novo Airão firma parceria com CNS para levar Internet às comunidades no Rio Jauaperi

17/03/2024 Por ASCOM Anderson Freire

Oito comunidades ribeirinhas de Novo Airão, localizadas na Reserva Extrativista Baixo Rio Branco e Jauaperi, vão ter acesso ao sinal de Internet via satélite.

A implantação foi alinhada nesta semana, em reunião do prefeito Frederico Júnior, secretário municipal de Interior, Joel Leal, com o diretor regional do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Romilson Barbosa Mota, que também integra a Rede Conexão Povos da Floresta.

O CNS vai disponibilizar os Kits (antena, painel solar e baterias) e a Prefeitura entra com estrutura logística de transporte, alimentação e pessoal para auxiliar os técnicos durante a viagem para instalação do sistema.

“Nos casos de emergência, por exemplo, as pessoas vão poder solicitar socorro médico ou transporte de urgência (ambulancha) para chegar ao hospital muito mais rápido. Assim teremos mais chances de salvar vidas”, preocupa-se o prefeito Frederico Junior.

As comunidades beneficiadas com os pontos de conectividade serão Gaspar, São Pedro, Palestina, Maracacá, São Francisco do Castanhal, Deus Me Deu, Sumaúma e Bela Vista. Além de um ponto móvel (em embarcação) para monitoramento.

A instalação do Projeto vai contribuir para o acesso aos serviços de saúde, educação e de comunicação coletiva. Bem como desenvolvimento de atividades econômicas. O primeiro ano de utilização do sistema será gratuito. A partir disso, as comunidades assumem os custos, com rateio, que oscilam em torno de R$ 250/mês.

“As comunidades também precisam atender critérios para receber o kit de internet como ter demandas relacionadas à telessaúde e educação, além de atividade para geração de renda como turismo, artesanato ou extrativismo,” explica Romilson Mota.

O CSN foi criado em 17 de outubro de 1985, com a proposta do seringueiro Chico Mendes de criação de Reservas Extrativistas. A instituição atua na garantia de direito das populações tradicionais como ribeirinhos, indígenas, quilombolas e extrativistas, além da preservação ambiental na Amazônia e Cerrado brasileiro.

A Conexão Povos da Floresta é uma rede formada pelas organizações de base Coiab (Confederação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), Conaq (Confederação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas) e CNS (Conselho Nacional das Comunidades Extrativistas) e uma vasta rede de instituições representativas e parceiros operacionais com ampla experiência de campo em inclusão digital. A missão em andamento é conectar em rede, de internet banda larga, as comunidades dos povos da floresta, incluindo as aldeias indígenas, comunidades quilombolas e comunidades extrativistas em áreas protegidas e assentamentos agroextrativistas da Amazônia até 2025.

Fotografia: ASCOM

Redação: Wittemberg Nogueira