Prefeitura de Novo Airão faz inspeção técnica de escolas nas comunidades ribeirinhasPrefeitura de Novo Airão faz inspeção técnica de escolas nas comunidades ribeirinhas

14/03/2024 Por ASCOM Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Coordenação de Ensino Rural da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou visitas de inspeção das estruturas físicas das escolas das comunidades ribeirinhas e rurais do município.

O parecer da equipe técnica foi positivo ao constatar que as unidades apresentam perfeitas condições de uso. Neste aspecto, o coordenador de Ensino Rural, Oscar Oliveira, ressalta as novas escolas construídas, por meio de parceria com a Fundação Almerinda Malaquias (FAM), em oito localidades.

Projeto denominado “Educação Ribeirinha”, uma proposta arquitetônica inovadora para construção de escolas nas comunidades, que conquistou o prêmio iF Design Award 2024 na categoria “Arquitetura”, subcategoria “Arquitetura Pública”.

As unidades são Escola São José, comunidade de Sobrado; Luiz Carlos de Mattos Areosa (Renascer); Tancredo Neves (anexo), no Lago do Maracacá – Rio Jauaperi; Tancredo Neves (matriz), na Tanauau; Jaú Tambor (anexo), em Cachoeira Grande; São Francisco, no Caioezinho; e, Deus Me Deu, no São Francisco, também Rio Jauaperi.

Por sua vez, o prefeito Frederico Júnior reafirmou compromisso de parceria e parabeniza a FAM e ao autor do projeto, arquiteto Marko Brajovic, que buscou inspiração nas casas típicas da região. A construção das unidades iniciou final de 2021 e as primeiras escolas foram entregues em 2022.

Fotografia: Semed

Redação: Wittemberg Nogueira