Sala do Empreendedor recebe visita do Conselho Regional de Contabilidade do AmazonasSala do Empreendedor recebe visita do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas

14/03/2024 Por ASCOM Anderson Freire

Você já pensou em contribuir financeiramente para uma causa social, mas sem precisar gastar nem mesmo um real? Isso é possível por meio da destinação de parte do seu Imposto de Renda (IR). Percentual da ordem de 6% que são aplicados em obras sociais voltadas às crianças, idosos e adolescentes.

Para conscientizar os contribuintes, principalmente os empreendedores de Novo Airão, sobre a destinação e/ou doação para o Fundo do Idoso, da Criança e do Adolescente, o município recebeu, nesta quarta-feira (13/03), a visita de uma equipe do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRC).

A agenda de trabalho da comitiva iniciou com um encontro com o prefeito Frederico Júnior e secretários municipais, quando foi firmada parceria com objetivos de apresentação de palestras sobre educação financeira, fazendária, meio ambiente e associações.

Na parte da tarde a equipe prestou atendimento na Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur) destinado aos empreendedores com orientações sobre financiamentos, regularização empresarial, Imposto de Renda, entre outros.

De acordo com o coordenador da Delegacia do CRC/AM, Distrito de Manacapuru, Andrey Oliveira, existe recursos potenciais, em 2024, da ordem de R$ 122 mil disponíveis para obras assistenciais em Novo Airão. Mas, a liberação depende das destinações ou doações dos contribuintes no ato da declaração do IR.

“A contribuição pode ser feita sobre o valor a pagar, denominado de destinação, ou sobre o valor da restituição, na forma de doação. No regime de doação, o valor do donativo é restituído com correção. Além de contribuir para programas sociais, a doação gera ocupação e renda na execução das atividades sociais”, contabiliza Andrey Oliveira.

Fotografia: @sebastian.viana.52 / @brena_lorena

Redação: Wittemberg Nogueira