15/03/2024 Por ASCOM Anderson Freire

Alimentos doces como suco ou mingau e os salgados frango guisado, carne moída, risoto de frango, feijão tropeiro, sopa de carne, farofa de ovos e frutas são a base das refeições servidas, pela Prefeitura de Novo Airão, na merenda escolar aos 3.092 alunos da rede municipal de ensino.

O cardápio comprova prioridade na alimentação de qualidade, por ter claro a importância para o desenvolvimento intelectual e físico das crianças.

Os recursos para Merenda Escolar são oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)/ Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), utilizados na compra de produtos da Agricultura Familiar. A lei determina que 30% sejam utilizados para aquisição dos agricultores familiares. Contudo, em Novo Airão esse percentual é de 100%.

Os produtos comprados são abacaxi, banana pacova, banana maçã, cheiro verde, couve, goiaba, macaxeira, pimenta do reino, pimentão, abóbora, alface, castanha do Brasil e mamão, além de beiju ou pé-de-moleque, cheiro verde misto, couve, frango caipira, goiaba, goma, macaxeira e pimenta de cheiro oriundos dos povos tradicionais, que também integram o programa para aquisição da agricultura familiar.

De acordo como a nutricionista da Semed, Edjane do Vale, os estudantes do tempo parcial nas zonas urbana e rural recebem uma refeição que equivale a 20% das necessidades nutricionais diária da criança. Já os do tempo integral recebem quatro refeições, que equivale a 70% das necessidades nutricionais que são: desjejum (café da manhã), lanche, almoço e lanche da tarde.

Na creche, período parcial, são fornecidas duas refeições, atendendo 30% das necessidades nutricionais diária da criança, sendo o café da manhã e lanche da manhã. No tempo integral, além do café e lanche da manhã, o almoço é alternado (frango desfiado ou em cubos, sopa de feijão com legumes e carne, carne moída, farofa de ovos, risoto de frango), no lanche da tarde geralmente são servidos frutas, vitaminas, suco com biscoito e/ou mingau.