Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas AFYA vão atuar na Saúde em Novo AirãoEstudantes da Faculdade de Ciências Médicas AFYA vão atuar na Saúde em Novo Airão

12/03/2024 Por ASCOM Anderson Freire

A prefeitura de Novo Airão firmou convênio com a Faculdade de Ciências Médicas (AFYA), do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos S.A.

(ITPAC) Unidade de Manacapuru, para que os alunos do curso de medicina possam atuar na residência médica no sistema de saúde municipal. A assinatura do termo de cooperação aconteceu nesta segunda-feira (11/03), na sede da Prefeitura Municipal, entre o prefeito Frederico Júnior e a diretora geral da AFYA/Manacapuru, Karen Michella das Chagas Ribeiro.

O convênio de cooperação tem por objetivo formalizar a vinculação entre o Instituto de Educação Superior (IES) e Município para implantação, desenvolvimento, manutenção e aumento de vagas do Programa de Residência Médica em Novo Airão.

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada à médicos, sob a forma de curso de especialização. O convênio vai permitir que os médicos recém graduados atuem no sistema de saúde, na Unidade Hospitalar de Novo Airão.

A Residência Médica foi instituída no País pelo decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977. Ela se constitui em modalidade do ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviço em regime de dedicação exclusiva, funcionando em Instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

Os programas de Residência Médica são desenvolvidos, preferencialmente, em uma das seguintes áreas: Clínica Médica; Cirurgia Geral; Pediatria; Obstetrícia e Ginecologia; Medicina Preventiva e Social.

Fotografia: Miguel Rodrigues

Redação: Wittemberg Nogueira