10/03/2024 Por ASCOM Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão reafirma compromisso de parceria e parabeniza a Fundação Almerinda Malaquias (FAM) pela conquista do prêmio iF Design Award 2024 na categoria “Arquitetura”, subcategoria “Arquitetura Pública”.

O projeto premiado foi o ‘Educação Ribeirinha, uma proposta arquitetônica inovadora para a construção de escolas em comunidades ribeirinhas de Novo Airão.

O prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, manifestou votos de parabenização ao autor do projeto, arquiteto Marko Brajovic, que buscou inspiração nas casas típicas da região. A construção das unidades iniciou final de 2021 e as primeiras escolas foram entregues em 2022, beneficiando 8 comunidades ribeirinhas.

O objetivo principal do Educação Ribeirinha é fortalecer a educação básica das comunidades ribeirinhas. Proposta que conta com apoio logístico da Prefeitura de Novo Airão e colaboração financeira da Expedição Katerre e Mirante do Gavião, além de doadores.

De acordo com a direção da FAM, sem o apoio incondicional de todos, o projeto não impactaria o ensino de mais de 250 crianças que estão diariamente em suas novas escolas. A Fundação também agradece aos que acreditaram no empreendimento social.

O prêmio iF Design Award 2024 é um reconhecimento internacional da importância do projeto Educação Ribeirinha. Este prêmio coloca a FAM e o projeto em destaque no cenário global, inspirando outras iniciativas que buscam promover o fortalecimento da educação básica e o desenvolvimento sustentável.

Fotografia: ARQUIVO

Redação: Wittemberg Nogueira