01/03/2024 Por ASCOM Anderson Freire

As novas escolas que estão sendo erguidas nos bairros Caminho das Índias e Novo Horizonte vão abrir pelo menos 720 vagas nos turnos matutino e vespertino do ensino fundamental 1, do 1ª ao 5º ano. As unidades também vão gerar inicialmente 60 novos empregos entre professores e administrativos. As obras, iniciadas em janeiro desse ano, já atingiram mais de 40% de construção e a previsão de entrega é para julho de 2024.

Os projetos ocupam áreas de 700m2 e 800m2 (metros quadrados), seis salas de aula e ginásio esportivo (no Novo Horizonte), construídos com recursos oriundos de convênios entre Prefeitura de Novo Airão, via Secretaria Municipal de Educação (Semed), e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - Ministério da Educação (MEC).

Para o prefeito Frederico Júnior, a educação hoje precisa ser empreendedora. Tem de oferecer rendimento e qualidade para obtenção de recursos do Ministério da Educação.

“Estamos cumprindo o nosso dever, graças ao comprometimento da administração municipal para valorização de professores, administrativos e melhoria dos serviços e qualidade na educação”, ensina o prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Humberto Lima, as novas escolas vão evitar o deslocamento dos alunos para outros bairros. Eles serão atendidos nas proximidades de casa, eliminando despesas e preocupação dos pais. Isso também vai reduzir demanda nas salas de aulas das demais unidades. Mas, a meta prioritária, apontada pelo secretário, é a melhoria da qualidade e elevação dos índices de rendimento educacional do município.

“As melhorias na estrutura física escolar e as mudanças que estão sendo implementadas para a contratação de professores graduados visam melhor rendimento junto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), responsável pela avalição de desempenho e destinação de recursos à Educação que tem como base os resultados alcançados”.

Fotografia: Miguel Rodrigues

Redação: Wittemberg Nogueira