Grupo de Grávidas Margarida do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à FamíliaGrupo de Grávidas Margarida do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família

01/03/2024 Por ASCOM Anderson Freire

A gestação é um período singular na vida de uma mulher, repleto de desafios e transformações. Conscientes da relevância do acompanhamento pré-natal, o Grupo de Grávidas Margarida do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família promoveu uma enriquecedora Roda de Conversa. No evento, as enfermeiras Shirley Lima dos Santos e Suelen Pinheiro Barreto compartilharam conhecimentos essenciais sobre os cuidados durante a gestação.

A atmosfera acolhedora da roda de conversa proporcionou um espaço seguro para as grávidas explorarem suas dúvidas e receberem informações cruciais. As enfermeiras destacaram a importância do acompanhamento pré-natal como uma ferramenta fundamental para garantir uma gestação saudável.

Durante a discussão, enfatizou-se a relevância dos exames periódicos como meio de monitorar a saúde da gestante e do bebê. A detecção precoce de possíveis complicações possibilita intervenções adequadas, contribuindo para um desfecho positivo no período pós-parto.

O tema da nutrição adequada foi abordado com destaque, ressaltando a influência direta na saúde materna e fetal. As enfermeiras guiaram as grávidas na compreensão de uma dieta equilibrada, rica em nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável do feto.

A roda de conversa também enfocou a prática de exercícios de mobilidade e respiração como aliados fundamentais para o bem-estar durante a gestação. Os benefícios dessas atividades foram discutidos, destacando como elas contribuem para uma gestação mais confortável e para o preparo do corpo para o parto.

Dentro da abordagem holística, as enfermeiras compartilharam informações sobre cuidados gerais com a saúde durante a gestação. Tópicos como a importância do sono adequado, controle do estresse e atenção à saúde mental foram explorados, reconhecendo a gestante como um ser integral.

A Roda de Conversa com as enfermeiras Shirley Lima dos Santos e Suelen Pinheiro Barreto proporcionou uma imersão valiosa no universo do acompanhamento pré-natal. As grávidas do Grupo Margarida foram empoderadas com conhecimentos que transcendem o âmbito clínico, abraçando a integralidade da gestação. Este evento não apenas reforça a importância do pré-natal, mas também destaca a necessidade de uma abordagem multidisciplinar para garantir a saúde e o bem-estar tanto da gestante quanto do bebê. Que este encontro inspire outras comunidades a promoverem diálogos enriquecedores e cuidados holísticos durante esse capítulo tão especial da vida de uma mulher.

Fotografia: REPRODUÇÃO

Redação: Anderson Freire