Novo Airão recebe R$ 192 mil da Lei Paulo Gustavo para investimentos em projetos culturaisNovo Airão recebe R$ 192 mil da Lei Paulo Gustavo para investimentos em projetos culturais

01/03/2024 Por ASCOM Anderson Freire

Novo Airão foi contemplado com recursos da ordem de 192.332,453 mil em investimentos do Plano de Ação da Lei Paulo Gustavo para execução de projetos culturais no município. Os recursos são destinados ao desenvolvimento de projetos nas modalidades música, dança, pintura, escultura, cinema, fotografia, artes visuais e, até mesmo, à inusitada ‘Oficina do Sabor: Confeitaria de Bolos’.

A entrega dos valores aos 19 artistas e produtores culturais aconteceu nesta quinta-feira (29/02), no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), pela Prefeitura do Município, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semuc).

O prefeito do Município, Frederico Júnior, fez a entrega dos cheques aos contemplados nas duas categorias (Edital 1 – Audiovisual e Edital 2 - Linguagem Artística). O prefeito também ressaltou a trajetória do processo para vinda dos recursos a Novo Airão, inclusive capacitação ministrada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), em parceria com a Prefeitura de Novo Airão, por meio da Semuc.

“A Prefeitura também determinou providências para ampliar nos editais o número de contemplados e disponibilizou uma consultoria para auxiliar na elaboração das propostas e, assim, permitir maior demanda de participantes. Esse é o nosso compromisso para criar oportunidades, valorização dos artistas e o desenvolvimento cultural”, afirmou o prefeito.

O Prefeito também anunciou a vinda, ainda esse ano, do Edital da Lei Aldir Blanc de fomento à cultura com a disponibilização de recursos da ordem de R$ 183.702,29 para cinco modalidades de projetos artísticos e culturais.

O secretário municipal de Cultural, Ércules Alves, ressaltou a importância de a Prefeitura ter viabilizado o Edital da Lei Paulo Gustavo para o município. Ele também anunciou que a Semuc já está encaminhando Projeto de Lei à Câmara Municipal para abrir o CNPJ e conta bancária da Secretaria para permitir o depósito da Lei Aldir Blanc 2.

“Sabemos da dificuldade para se fazer arte no Brasil. Portanto, essa iniciativa é um pequeno passo no qual contemplamos 19 artistas e produtores culturais. Mas, vamos seguir em frente e mais incisivos para o crescimento do setor, com destaques aos eventos culturais”.

A solenidade também contou com as presenças do subsecretário municipal de Cultura, Rafael Borges, secretários municipais de Educação, Humberto Lima, e de Turismo, Érico Pontes.

Fotografia: Miguel Rodrigues

Redação: Wittemberg Nogueira