Dia D de combate à dengue em Novo Airão Dia D de combate à dengue em Novo Airão

02/03/2024 Por ASCOM Anderson Freire

No Dia D de Combate à Dengue a equipe do Controle de Endemias da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), de Novo Airão, e a Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) visitaram pelo menos mil casas na campanha para conscientização preventiva e eliminação dos focos criadores do Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus).

A ação, realizada na manhã desta sexta-feira (01/03), mobilizou 60 ACEs (Agentes Comunitários de Endemias), da FVS, e ACS (Agentes Comunitários de Saúde), Semsa, divididos em 14 equipes. Os alvos foram área central da cidade e os bairros Murici e Nova Esperança, onde são registradas maiores incidências de notificações.

O gerente de endemias da FVS, Roberto Souza Silva, explicou que o Dia D é uma campanha nacional com objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a necessidade de adoção de atitudes preventivas contra a doença e combate aos criadouros do mosquito. “Se cada um fizer sua parte vamos ter um município melhor”.

“O desafio é grande para baixar o índice de dengue no município. A doença não atinge somente o vizinho, pode chegar as nossas casas. Mas, com o esforço e profissionalismo de vocês (agentes de saúde) vamos evitar o agravamento da situação”, afirmou o subsecretário municipal de Saúde, Amadeu Carvalho,

Sintomas da Dengue:

• Febra alta.

• Dor cabeça.

• Dor retro-orbital (dor atrás dos olhos).

• Dor muscular.

• Dor nas articulações e ossos.

• Perda do apetite.

• Fraqueza e cansaço.

• Náuseas e vômitos.

• Rash de pele (manchas vermelhas).

Medidas preventivas:

• Verificar se a caixa d’água está bem tampada;

• Colocar areia nos pratos de plantas;

• Recolher e acondicionar o lixo do quintal;

• Limpar as calhas;

• Cobrir piscinas e cisternas;

• Deixar as lixeiras bem tampadas;

• Limpar a bandeja externa da geladeira;

• Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;

• Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;

• Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; e,

• Cobrir bem todos os reservatórios de água.

Fotografia: Israel Miquiles

Redação: Wittemberg Nogueira