Prefeitura de Novo Airão informatiza controle de entrega de medicamentos aos pacientes nas UBSsPrefeitura de Novo Airão informatiza controle de entrega de medicamentos aos pacientes nas UBSs

03/03/2024 Por ASCOM Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Farmácia Básica Municipal - Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está implantando o Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (Qualifar-SUS). O sistema vai informatizar o controle de dispensação (entrega) de medicamentos aos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Nesta sexta-feira (01/03), o prefeito Frederico Júnior, apresentou os computadores e equipamentos que serão instalados nas unidades com finalidade de controle e monitoramento mais eficazes de estoques e procedimentos para a dispensação dos remédios.

“O programa tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando a atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada. Isso significa melhoria do serviço à população e total controle sobre a destinação dos medicamentos”, afirma.

De acordo com o coordenador da Farmácia Municipal, farmacêutico Deidson Bezerra, o Qualificar-SUS é a segunda etapa do HÓRUS - Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, instituído pelo Ministério da Saúde (MS), para o controle permanente da dispensação dos medicamentos.

“O Hórus foi implantado no município em agosto de 2023. O Qualificar-SUS é a segunda fase para informatização do serviço e melhoria do atendimento, além de controle unificado em todo o território nacional pelo SUS”, explica o coordenador.

Fotografia: Israel Miquiles

Redação: Wittemberg Nogueira