Semuc divulga esquema de segurança para o Carnaboto Folia 2024Semuc divulga esquema de segurança para o Carnaboto Folia 2024

07/02/2024 Por ASCOM Anderson Freire

Faltam cinco dias para o Carnaboto Folia 2024 de Novo Airão botar os blocos na rua e fazer a alegria dos foliões, na segunda e terça-feira de Carnaval (12 e 13 de fevereiro), que vai ter como cenário a Rua Ajuricaba, próximo à Praça Municipal.

Mas, o esquema de organização do evento também inclui segurança, atendimento emergencial de saúde, resgate de acidentes, fiscalização da participação de menores em festas e proibição da venda de produtos (bebidas) em embalagens de vidro (garrafas), bem como servir churrascos com o espeto de madeira ou metálico. O serviço deverá utilizar pratos descartáveis.

De acordo como subsecretário municipal de Cultura, Rafael Borges, o aparato de segurança vai contar com um contingente da Polícia Militar (PM) de 20 homens para segurança coletiva e policiamento ostensivo. O Corpo de Bombeiros vai disponibilizar 10 brigadista e bombeiros militares para o plantão de resgate em caso de acidentes.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai montar uma equipe médica de prontidão no local composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e motorista e ambulância.

A secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), via Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em colaboração com o Conselho Tutelar, vai realizar trabalho de orientação e fiscalização sobre critérios para participação em eventos carnavalescos e violação de direitos ou exploração de menores.

A secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Cooperativa de Catadores e Catadoras de Material Reciclável de Novo Airão (Coopcamare),vai desenvolver um trabalho de orientação para o descarte seletivo de resíduos sólidos como garrafas pet e metais.

O Carnaboto Folia é uma realização da Prefeitura de Novo Airão, em parceria com Governo do Amazonas, e coordenação da Semuc. A organização também conta com apoio das secretarias de Governo (Semgov); de Finanças (Semef); Saúde (Semsa); Turismo (Semintur); Infraestrutura (Seminf); Assistência Social (Semasc); Meio Ambiente (Semma), Conselho Tutelar, Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.

Venha se divertir no Carnaval de Novo Airão. Blocos de Rua, muito samba e segurança.