FVS e Semsa intensificam ações de combate à dengue em Novo AirãoFVS e Semsa intensificam ações de combate à dengue em Novo Airão

05/02/2024 Por AASCOM Anderson Freire

A equipe do Controle de Endemias da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), de Novo Airão, e a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)

Intensificam as ações de combate ao Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela), para eliminação dos focos criadores do vetor em vários pontos da cidade. Os bairros mais críticos são Murici e Nova Esperança.

De acordo com o supervisor de Campo, Michael Santos, a Gerência de Endemias (FVS) recebeu, em janeiro de 2024, informe da Semsa apontando 63 notificações de suspeitas de dengue e a confirmação de três casos. Números que geraram alerta nas autoridades, diante do fato de que em 2023 ocorreram apenas 28 notificações.

De imediato a FVS e Semsa mobilizaram agentes de endemia e de saúde que estão realizando visitas rotineiras às casas orientando a população e para eliminar os focos criadores do mosquito. Outra ameaça é o acúmulo de lixo, mato e água em terrenos baldios.

“Contudo, o combate à dengue só avança com a conscientização dos moradores que, além de evitar o cúmulo de água parada e lixo nos quintais, precisam abrir as portas e autorizar o trabalho dos agentes para eliminação dos focos criadores e o uso de larvicida nas caixas de água. Os moradores também precisam dedicar 10 minutos diários para verificação nos quintais e instalações domésticas”, orienta a coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Débora Souza.

As ações iniciaram na área central da cidade, onde foram registradas 13 notificações na semana passada. Nesta segunda-feira (05/02), as atenções se voltaram para o bairro Novo Horizonte. Contudo, as visitas domiciliares da equipe de combate ao Aedes Aegypti estão acontecendo de modo rotineiro e em todos os bairros de Novo Airão.

“Cada notificação desencadeia uma ação para eliminação dos focos criadouros e uso do UBV (Ultra Baixo Volume) para pulverização de inseticida. Mas, esse serviço mata apenas o mosquito adulto. Os focos com ovos e larvas precisam ser eliminados. Por isso a parceria entre agentes de endemias e moradores é muito importante na luta de combate à dengue”, deixa claro a coordenadora Débora Souza.

#Amazonas