Prefeitura de Novo Airão assegura funcionamento da base de embarque da Associação dos CanoeirosPrefeitura de Novo Airão assegura funcionamento da base de embarque da Associação dos Canoeiros

05/02/2024 Por ASCOM Anderson Freire

As obras de construção da base do muro de contenção do Projeto da Orla da Cidade de Novo Airão já atingiram a marca dos 212 metros lineares de extensão. O prosseguimento dos trabalhos, para conclusão dessa etapa, exigiu o redirecionamento da alimentação (sistema) de energia e a remoção da base de funcionamento, localizada na margem do Rio Negro, da Associação Anavilhanas de Transporte Aquaviário (AATRA), utilizada pelos canoeiros que prestam serviços de passeios turísticos.

A Prefeitura de Novo Airão, por ter claro a importância da atividade para o desenvolvimento econômico e turístico e responsabilidade social com os trabalhadores, negociou junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura (Denit), espaço destinado à Associação.

Na sexta-feira (02/02), os secretários de Turismo, Érico Pontes, e de Infraestrutura, Odir Gonçalves, estiveram reunidos com os engenheiros, da empresa que executa a obra, que informaram o andamento dos serviços. Na ocasião, o secretário Érico Pontes confirmou o alojamento da Associação em uma das salas do IP4 (Instalação Portuária) no Porto de Novo Airão.

De acordo com o secretario de Turismo, Érico Pontes, a Prefeitura já havia feitos tratativas com os associados da AATRA sobre a necessidade de mudança para o prosseguimento das obras da Orla da Cidade.

“A relocação será temporária, pelo fato de estar inserida no Projeto a construção de sede permanente à Associação Anavilhanas e, inclusive, rampa de acesso das embarcações (lanchas) ao rio”, anunciou.

A AATRA tem cerca de 23 anos de funcionamento e 44 associados, com 23 ativos. A entidade presta serviços de passeios em lanchas e guias turísticos. Em época de alta temporada, que vai de setembro a dezembro, realiza uma média de 345 passeios mensalmente.