Prefeitura de Novo Airão elabora plano para enfrentamento de estiagem 2024Prefeitura de Novo Airão elabora plano para enfrentamento de estiagem 2024

29/01/2024 Por ASCOM Anderson

A Secretaria Municipal de Interior (Semint), por orientação do prefeito Frederico Júnior, já está trabalhando na elaboração do plano de enfrentamento da estiagem de 2024, que de segundo dados da Defesa Civil do Estado do Amazonas promete repetir a severidade de 2023.

O plano, desenvolvido com a Defesa Civil Municipal, vai implantar o sistema Salta-Z para captação, tratamento e fornecimento de água potável nas comunidades com capacidade para abastecimento de até mil pessoas. O projeto é uma parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Novo Airão e comunidades ribeirinhas, na construção da estrutura.

O chefe de seção da Semint, Emerson Rodrigues, explica que o objetivo é resolver a maior dificuldade no período de estiagem: o transporte de água potável às comunidades, sobretudo para transpor trechos de cachoeiras em lanchas. Jornada que levava mais de três dias para atingir regiões localizadas em rios como Jaú e Jauperi.

“Já estamos reunindo com líderes de comunidades para acordar o fornecimento de madeira e mão de obra para construção do suporte do reservatório e sistema de filtragem. A Prefeitura entra com material, suporte técnico e acompanhamento da montagem. A previsão é de que deveremos iniciar em fevereiro”.

Emerson Rodrigues também fez uma prestação de contas com a distribuição de mais de 2.200 cestas básicas e 350 garrafões de água durante a execução do Plano Prefeitura em Ação – Apoio Humanitário aos Irmãos Ribeirinhos no Combate à Seca.

Operação Estiagem que levou cestas básicas, água potável, atendimento médico e remédios básicos à todas as comunidades ribeirinhas atingidas pelos impactos da estiagem no município.