Secretaria de Cultura define organização para o Carnaboto FoliaSecretaria de Cultura define organização para o Carnaboto Folia

26/01/2024 Por ASCOM Anderson Freire

O Carnaboto Folia 2024 de Novo Airão vai contar com a participação de 12 blocos nos desfiles programados para a segunda e terça-feira de carnaval (12 e 13 de fevereiro). O percurso da folia de Momo será na Avenida Ajuricaba, entre as ruas Castelo Branco e Santos Dumont e, além da disputa entre os blocos com direito à premiação, vai contar com escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval e atrações musicais regionais e de Novo Airão.

A programação e estrutura para o evento foram definidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semuc), nesta sexta-feira (26/01) em reunião realizada na sede da Secretaria Municipal de Turismo (Semintur), que contou com as presenças de representantes das secretarias de Saúde (Semsa), Meio Ambiente (Semma), Obras e Infraestrutura (Seminf), Turismo (Semintur) e Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

O secretário Municipal de Cultura, Ércules Alves, informou as inscrições de 12 blocos carnavalescos. Entre as agremiações, Botinhos na Folia (infantil), Boa Idade na Folia (idosos) e Maria Vai com as Outras (mulheres), organizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

“A reunião teve finalidade de ordenamento da estrutura para os desfiles, segurança dos foliões, atendimento de urgência (saúde) e serviço de resgate em caso de acidentes e outras providências para garantir tranquilidade e sucesso do Carnaboto Folia”, enumerou o secretário Ércules Alves.

De acordo com a programação, na segunda-feira (12/02), vai rolar a disputa entre os nove blocos concorrentes, incluindo o infantil, e escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval. Na sequência, atrações musicais regionais.

Na terça-feira (13/02), vamos de resultado dos concursos e escolhas, ocorridos na primeira noite, e o ‘Rebojo’ (redemoinho) com apresentações dos Blocos especais Boto Curumim, com tema ‘O Malandro’; Boto Tucuxi, tema ‘Boto Navegador’; e, o Boto Cor-de-Rosa, com ‘Rei das Águas’. E, para pegar o sol com a mão: atrações musicais locais.

Os blocos que vão estar na disputa são: Airão Fla na Folia; Amigos do Manelzinho; Amor Eu Vou Dormir; Baixada na Folia; Bloco do Almirante; Vavá na Folia; Boa Idade na Folia; Maria Vai com as Outras; e Botinhos na Folia.

#carnaval2024