Prefeitura de Novo Airão realiza força tarefa para limpeza no Porto do PadrePrefeitura de Novo Airão realiza força tarefa para limpeza no Porto do Padre

23/01/2024 Por ASCOM Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), executa mais uma atividade para limpeza, educação, orientação ambiental de usuários do Porto do Padre, no bairro Nossa Senhora Auxiliadora (Ponta).

Na ação realizada na manhã desta terça-feira (23/01) foram recolhidas cerca de duas toneladas de resíduos sólidos. Na maioria garrafas e sacolas plásticas, embalagens de produtos para embarcações e até pneus.

A força tarefa foi quarta de 2024 e contou com o reforço de 50 pessoas das secretarias municipais de Obras e Infraestrutura (Seminf), de Cultura (Semuc), Agricultura, Pesca e Pecuária (Semapp), Interior (Semint), de Turismo (Semintur), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), ICMBio e Corpo de Bombeiros. As operações anteriores aconteceram no Parque das Cacimbas, Praias do Bila e do Porto, totalizando mais de quatro toneladas de resíduos.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Veloso, explica que os resíduos descartados nos rios, além da poluição visual, provocam desequilíbrio ambiental, o ameaça à vida aquática, além de contaminar a água utilizada para consumo humano, além de causar doenças e, sobretudo, prejudicar a atividade turística.

“A orientação do prefeito Frederico Júnior é meio ambiente e cidade livres de resíduos e poluição, para que Novo Airão continue sendo um atrativo modelo de turismo. E a gente vai continuar fazendo esse trabalho persistente seguindo o planejamento da Semma”, garante o secretário Ricardo veloso.

O secretário também anunciou que os mutirões de limpeza em pontos estratégicos vão acontecer a cada dois meses e que também serão intensificadas as ações de combate às lixeiras viciadas e queimadas urbanas.

“Esse trabalho precisa ser permanente para evitar as formações de lixeiras nas esquinas e terrenos baldios e a queima de qualquer tipo de resíduos nas zonas urbana e rural”

#meioambiente