15/01/2024 Por ASCOM Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou na manhã desta segunda-feira (15/01) reunião com empreendedores com a finalidade de alinhamento da agenda de trabalho para 2024 junto ao setor comercial. O encontro aconteceu no auditório Luiz Carlos de Mattos Areosa (do CRAS) e teve como prioridade a orientação sobre o descarte correto de resíduos sólidos na cidade e destinação para reciclagem.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Veloso, o objetivo foi esclarecer aos comerciantes, donos de bares, restaurantes, cafés da manhã, lanchonetes e outros, sobre os procedimentos que estão sendo adotados pelo município para o descarte adequado dos resíduos. Segmento que produz cerca de 700 quilos/mensais de resíduos como embalagens pets, caixas de leite, isopor, lenços de papel e plásticos (pratos e colheres).

Ainda em janeiro inicia a primeira fase do planejamento com trabalho de educação ambiental com visitas de orientação, pela equipe da Semma, para sensibilizar sobre o modo adequado de descarte. Em seguida, virá o processo de fiscalização. O trabalho inclui ainda um projeto piloto no Residencial Peixe-Boi para implantar a coleta seletiva de resíduos. Proposta que também será levada aos demais bairros do município.

O trabalho será desenvolvido em parceria com a Cooperativa de Catadores e Catadoras de Material Reciclável de Novo Airão (Coopcamare), que trabalha com a coleta de resíduos sólidos como papelão e garrafas pet (plásticos) e metais.

Durante a reunião da Semma, a presidente da cooperativa, Sebastiana de Souza, fez uma exposição sobre o trabalho que desenvolve, há sete anos, para reciclagem no município.