Prefeitura promove final do Ideathon Novo AirãoPrefeitura promove final do Ideathon Novo Airão

21/12/2023 Anderson Freire

A Secretaria Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur), por meio do Programa Cidade Empreendedora, realizou nesta quinta-feira (14/12) a decisão e encerramento do Ideathon Novo Airão, no qual concorreram seis equipes com ideias inovadoras de grande potencial de mercado. O evento, na sede da Semintur, contou com as presenças de 39 participantes.

A proposta vencedora foi "Airão Cupulate". Um doce artesanal feito de chocolate da semente de cupuaçu, com recheio de geleia e castanha do brasil e embalagem confeccionada com folha de bananeira. O segundo lugar foi para a ideia de negócio "Eco Style" que apresenta a proposta de confecção de bolsas usando as garrafas plásticas como matéria prima, sem abrir mão de design e tendências da moda, em terceiro lugar, ficou a"Airão Arte" que tem a proposta de produzir biojoias a partir do beneficiamento das sementes amazônicas e as embalagens são feitas com papel reciclado.

A ideia de negócio campeã terá acompanhamento com mentorias de 20h pelo Sebrae e monitoramento pela Sala do Empreendedor. Eventos como esse geram oportunidade e ideias inovadoras que podem impactar positivamente a economia local.

Um ideathon é um evento criado para gerar ideias inovadoras. Ele geralmente é realizado com um grupo de pessoas com diferentes habilidades e conhecimentos para trabalhar juntas em um desafio específico. O objetivo é criar um ambiente colaborativo e estimulante para que as pessoas possam compartilhar suas ideias e inspirar umas às outras a pensar fora da caixa.

Os ideathons podem ser realizados por empresas, universidades, organizações governamentais ou grupos de interesse comunitário. Eles podem ser temáticos, como inovação em saúde ou meio ambiente, ou podem ser voltados para um setor específico, como tecnologia ou serviços financeiros.