06/12/2023 Anderson Freire

Nesta última terça-feira 05/12, a Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, reuniu representantes de diversas entidades locais em uma oficina para o desenvolvimento do Plano de Ação de Combate a Queimadas e Incêndios Florestais. Entre os participantes estavam membros das Secretarias Municipais de Educação, Turismo, Cultura, Governo e Infraestrutura, Procuradoria Geral do Município, Coordenadoria regional de Educação do Estado, 2º. Pelotão Destacado Bombeiro Militar de Novo Airão, Polícia Militar, Defesa Civil e Fundação Vitória Amazônica.

Durante a oficina, os representantes discutiram e delinearam ações conjuntas a serem implementadas ao longo do ano de 2024. O foco principal dessas ações visa mitigar os impactos ambientais decorrentes de queimadas urbanas e incêndios florestais, que anualmente agravam problemas de saúde respiratória entre os munícipes. Além disso, esses incidentes afetam a navegabilidade pelo rio e o trânsito nas ruas e estradas durante os períodos de estiagem.

A iniciativa reflete o comprometimento da gestão municipal em abordar de forma proativa as questões ambientais, promovendo a cooperação entre diferentes setores da administração pública e instituições locais. A participação ativa de representantes de órgãos essenciais, como bombeiros, polícia militar e defesa civil, reforça a abrangência e a seriedade do plano, indicando uma abordagem integrada para enfrentar os desafios associados às queimadas e incêndios florestais na região.