Sucesso Sustentável na Comunidade do Sobrado: Curso de Entalho de Madeira e Educação AmbientalSucesso Sustentável na Comunidade do Sobrado: Curso de Entalho de Madeira e Educação Ambiental

23/11/2023 Anderson Freire

Nos dias 17 e 18 de novembro, a Comunidade do Sobrado foi palco de um evento transformador promovido pela Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Departamento de Educação Ambiental com apoio da Secretaria Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur). O objetivo desse projeto visionário foi capacitar os participantes para a produção de produtos artesanais, utilizando recursos naturais de forma sustentável, promovendo a geração de renda e o fortalecimento da comunidade.

O curso de entalho de madeira, ministrado pelo palestrante Edivaldo, da Associação Nov'Arte, reuniu 23 entusiastas locais. Durante as aulas, os participantes mergulharam no fascinante universo do entalho, aprendendo técnicas que promovem a valorização dos recursos naturais, incentivando práticas sustentáveis.

O destaque do curso foi a produção de belíssimas petisqueiras em formato de folha, exemplificando a harmonia entre a arte, a natureza e a funcionalidade. Cada peça confeccionada reflete não apenas habilidades artísticas recém-adquiridas, mas também um comprometimento genuíno com a preservação ambiental.

Durante o curso, Departamento de Educação Ambiental da Semma, envolveu as crianças da comunidade em atividades educativas igualmente impactantes. Focando nos temas fauna e flora, os pequenos participantes foram sensibilizados sobre os impactos nefastos das queimadas por meio de teatro de fantoches e vídeos educativos.

A criatividade floresceu durante as atividades práticas, quando as crianças deram vida a quadros utilizando materiais encontrados na natureza, como folhas, galhos e sementes. Essa abordagem lúdica e educativa proporcionou uma compreensão mais profunda da importância da preservação ambiental desde a tenra idade, cultivando uma consciência sustentável nas futuras gerações.