12/11/2023 Andeson Freire

As artesãs e iniciantes da comunidade Maku itá são beneficiadas com o curso de Confecção de Biojoias promovido pela Prefeitura de Novo Airão, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur) – Sala do Empreendedor, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O curso é mais uma ação do Programa Cidade Empreendedora celebrado pela parceria entre Prefeitura e Sebrae.

O curso está sendo ministrado nesta sexta-feira e sábado (10 e 11), na sede da Semintur e conta com a participação de 20 mulheres da Maku itá, empreendedoras e iniciantes no artesanato.

De acordo com a artesã Mayara Cristina Vergnion, que ministra a capacitação, o objetivo é o aprendizado para confecções de biojoias como meio de geração de renda às artesãs e à comunidade.

“O curso incentiva a exploração de recursos naturais extrativistas (matéria-prima) disponíveis na localidade onde as artesãs vivem. Estamos trabalhando com castanha de caju e sementes de açaí, paxiúba, jarina, folhas de capim-santo e outros tipos de fibras.

A capacitação também busca promover a qualificação da mão de obra local para o ingresso no mercado de trabalho e o desenvolvimento profissional, o empreendedorismo e a busca de talentos, além de incentivo às pessoas que já atuam no setor de artesanato com a produção de biojoias, oportunizando renda e melhoria da qualidade de vida com foco no turismo sustentável.