12/11/2023 Anderson Freire

O prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, assinou nesta quinta-feira (09/11) o termo de recebimento da nova lancha doada pelo Governo do Estado - Defesa Civil do Amazonas, que será utilizada nas ações humanitárias para auxiliar a população ribeirinha que enfrenta a estiagem história no Amazonas.

A lancha, com motor de 115HP, foi entregue à responsabilidade da Defesa Civil de Novo Airão que vai poder ter mais acesso aos locais de difícil acesso, em decorrência da vazante dos rios, na terceira fase do Plano Prefeitura em Ação – Apoio Humanitário aos Irmãos Ribeirinhos no Combate à Seca, que está levando ajuda e atendimento médico às comunidades.

“Quero fazer agradecimentos, em primeiro lugar a Deus, ao governador Wilson Lima e ao coronel Francisco Máximo, da Defesa Civil, que ontem nos presentearam com a lancha e motor 115HP que está sendo repassado a Defesa Civil Municipal. Equipamento de grande importância nas operações de combate às queimadas e enfrentamento de problemas causados pela estiagem. O barco tem estrutura para instalação de motobomba utilizada no combate aos incêndios”, planeja o prefeito Frederico Júnior.

O prefeito também anunciou uma nova etapa de atendimento aos ribeirinhos que inicia na semana que vem sob coordenação da Defesa Civil de Novo Airão.

“Estamos tentando um plano de voo para que a gente possa chegar na comunidade do Tambor ou na comunidade do Lázaro para poder levar ajuda às comunidades que estão isoladas. A ideia é levar cestas básicas, água potável e atendimento de saúde, porque a situação naquelas localidades está muito difícil”.

O coordenador da Defesa Civil, Márcio Cavalcante, ao receber a embarcação, falou da importância do trabalho com o prefeito comprometido com o bem-estar da população.

“A disponibilidade de uma lancha veloz vai nos ajudar nos resgates, dando conforto aos pacientes, e nos combates a incêndios florestais, levando brigadistas para o Parque Nacional de Jaú e de Anavilhanas ou onde quer que seja necessário, e nas ações de enfrentamento da estiagem que em 2023 atingiu 48 comunidades”.