Capacitação em Artesanato de Madeira Beneficia Comunidades do Tiririca e MarajáCapacitação em Artesanato de Madeira Beneficia Comunidades do Tiririca e Marajá

07/11/2023 Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a Secretaria de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (SEMINTUR), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Almerinda Malaquias (FAM), promoveu nos dias 3 e 4 de novembro um curso de produção de peças artesanais em madeira nas comunidades do Tiririca e Marajá. Esta iniciativa visou capacitar jovens e adultos, bem como envolver as crianças em atividades manuais relacionadas ao artesanato, pintura e conscientização ambiental.

Durante o curso, os participantes da comunidade Tiririca aprenderam a produzir peças no formato de tartaruga, enquanto os do Marajá se especializaram na criação de peças com formato de peixes. Além disso, a equipe de Educação Ambiental da Semma trabalhou com as crianças, incentivando a produção de imagens utilizando materiais naturais encontrados na região.

Uma das metas fundamentais deste programa é a geração de renda por meio do uso sustentável dos recursos naturais, possibilitando que os membros das comunidades envolvidas possam obter renda extra por meio da venda de seus artesanatos. Isso não apenas fortalece a economia local, mas também promove a valorização da cultura e da rica biodiversidade da região de Novo Airão.

A importância desse curso vai além do artesanato, uma vez que ele incentiva a conservação ambiental, a valorização da cultura local e o desenvolvimento de habilidades que podem ser utilizadas para criar oportunidades de negócios sustentáveis. Ao capacitar os moradores das comunidades do Tiririca e Marajá, a Prefeitura de Novo Airão está investindo no futuro dessas áreas e promovendo o turismo local por meio da comercialização de produtos artesanais exclusivos.

Esse esforço conjunto demonstra o compromisso das autoridades locais e parceiros em promover o desenvolvimento sustentável, a educação e o empreendedorismo nas comunidades. A iniciativa é um exemplo de como a cooperação entre governos, organizações e comunidades pode gerar resultados positivos, criando um impacto duradouro e benéfico para todos os envolvidos.

Se você deseja obter mais informações sobre esse projeto e suas ações em Novo Airão, visite o site oficial da Prefeitura de Novo Airão em https://novoairao.am.gov.br.

Esta iniciativa é um passo importante na direção da valorização da cultura local, da conservação ambiental e do fortalecimento econômico das comunidades do Tiririca e Marajá. Com o desenvolvimento de habilidades artesanais e a exploração sustentável dos recursos naturais, essas comunidades estão no caminho certo para um futuro mais promissor e sustentável.