30/10/2023 Anderson Freire

A agremiação Peixe-boi Anavilhanas venceu o concurso para recolhimento da maior quantidade de resíduos sólidos durante os três dias de realização do 24º Ecofestival do Peixe-boi 2023.

O prêmio de R$ 3 mil foi entregue ao presidente do Anavilhanas, Douglas Coutinho, pelo presidente da Coopcamare, Josimar Lobo, durante o ato de leitura das súmulas com as notas dos jurados atribuídas às apresentações das agremiações, realizado na noite desta segunda-feira (30/10) na Praça Municipal.

A competição visou uma iniciativa à conservação do meio ambiente e à limpeza pública da cidade. A premiação foi de R$ 1 mil por noite, somando R$ 3 mil ao final do evento, à agremiação que conseguisse recolher a maior quantidade de resíduos sólidos como garrafas pets, embalagens de água e copos de água mineral, papel, caixas de pizzas, papelão em geral, latas e vidros.

Os formulários de controle foram fornecidos pela Secretária Municipal de Meio Ambiente - Luciene Farias, informando que o Anavilhanas superou com larga margem a quantidade de resíduos recolhidos. Nas três noites foram registrados 128,5 kg, que equivaleram a 544,5 pontos. O Jaú recolheu 18,1 kg, igual a 65,6 pontos.

O concurso foi promovido pela Prefeitura de Novo Airão, por meio das secretarias municipais de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur) e de Meio Ambiente (Semma), com apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Cooperativa de Catadores e Catadoras de Material Reciclável de Novo Airão (Coopcamare), que trabalha com a coleta de resíduos sólidos como papelão e garrafas pet (plásticos) e metais.