24º Ecofestival do Peixe-boi de Novo Airão – A saga ecológica nos espetáculos de Anavilhanas e Jaú24º Ecofestival do Peixe-boi de Novo Airão – A saga ecológica nos espetáculos de Anavilhanas e Jaú

29/10/2023 Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, promoveu, na noite deste sábado (28/10), as apresentações das agremiações Anavilhanas e Jaú no 24º Ecofestival do Peixe-boi de Novo Airão. As agremiações levantaram o público estimado em 30 mil pessoas, entre moradores e visitantes que tomaram Novo Airão. As torcidas lotaram as arquibancadas na noite de apoteose do Ecoecofestival que, nesta edição, encena a disputa pelo desempate do número de campeonatos conquistados por Jaú e Anavilhanas (9 X 9).

Ao dar o start às atividades da noite, o prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, enfatizou que o município prossegue na luta para que o Ecofestival seja o segundo evento cultural do interior do Amazonas. O prefeito também deixou claro que apesar de o Estado estar enfrentando graves dificuldades com a estiagem histórica, o município não poderia abrir mão da realização que significa o melhor momento para economia local.

“Vocês vão nos ajudar a conseguir essa conquista para Novo Airão. Declaro aberto oficialmente o 24º Ecofestival do Peixe-boi. Que Deus abençoe a todos e boa sorte Anavilhanas e Jaú. Agradeço também ao Governo do Estado pelo total apoio ao nosso festival e ao deputado Abdala Fraxe, o padrinho do nosso evento que destinou recursos, por meio de emenda impositiva para a realização”.

“Vamos à luta para que o Ecofestival tenha também status de número um. Vamos também unir esforços para que o Governo do Estado possa consolidar a construção do Centro Cultural de Novo Airão, e para que dentro de dez anos o município disponha de uma estrutura similar a de Parintins”, convocou Abdala Fraxe.

Após os pronunciamentos, a Lagoa do Peixe foi tomada pelas evoluções das agremiações culturais. A agremiação Jaú (nação verde e preto) foi a primeira ocupar a Lagoa com a temática Jaú ‘Taíra Y’y: O legado do Rio Negro’, no ritmo da Batucada Show. O tema retratou a lenda da criação do Rio Negro.

O peixe-boi Anavilhanas (verde e branco) prosseguiu o embate com a temática Mistério de um Negro Corrente’, ao som da Batucada Soberana. ‘Anavilhanas: Temática que nos versos da canção manifesta uma narrativa de bravura que tem como cenário o Rio Negro quando do domínio colonial.

As atrações musicais da terceira noite de realização foram DJ Kamarão, que antecederam as apresentações de Jaú e Anavilhanas. E, após a apoteose ecológica, o público caiu no agito com George Japa e Banda Forró Paquera.

#ecofestivaldopeixeboi