Prefeitura realiza Conferência Municipal de Educação 2023Prefeitura realiza Conferência Municipal de Educação 2023

25/10/2023 Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove nesta terça e quarta-feira (24 e 25/10), a Conferência Municipal Extraordinária de Educação 2023. O evento tem finalidade de debater e apresentar propostas do município ao Plano Nacional de Educação (2024/2034): ‘Política de Estado para garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável’.

A solenidade de abertura, na manhã desta terça-feira, foi realizada no Ginásio Poliesportivo Jorge Ferrari, e contou com as presenças do secretário municipal de Educação , Humberto Lima; subsecretária Cristina Almeida; Coordenadora Regional de Educação em Novo Airão, Neliany Menezes; presidente do Conselho Municipal de Educação, Gracimar Queiroz, coordenador do Fórum Estadual de Educação, professor Nilton Carlos; gestores, pedagogos e professores das redes municipal e estadual de educação e representantes do Conselho Estadual de Educação Indígena entre outras entidades.

O secretário municipal de Educação, Humberto Lima, falou do protagonismo dos professores sempre dispostos em contribuir para melhoria da qualidade do ensino. Ele também ressaltou o empenho da Prefeitura do Município para realização da conferência extraordinária, estabelecida pela Presidência da República e Fórum Nacional de Educação, com propósito de apresentação das demandas dos municípios brasileiros.

“Estamos reunidos com a missão e responsabilidade de debater e contribuir para que possamos estar inseridos no Plano Nacional de Educação e caminhar para que as inovações cheguem e possam avançar com compromissos socioeconômico, ambiental sustentável e justiça social. Portanto, o Plano Decenal é fundamental para o futuro da educação no município”, afirmou o secretário.

Após a abertura, a programação seguiu com palestra magna, proferida pelo professor Nilton Carlos, e divisão dos grupos de debates. Nesta quarta-feira, haverá plenárias finais de eixos, aprovação de propostas e eleição de delegados de Novo Airão para a etapa estadual, que será realizada, ainda nesse ano, em Manaus. E, posteriormente, a Conferência Nacional Extraordinária de Educação (Conaee 2024), de 28 a 30 de janeiro em Brasília/DF.

A Conaee possui caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas para subsidiar a apresentação e a implementação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), no contexto da criação e implementação do Sistema Nacional de Educação (SNE), abrangendo especialmente a participação social, a cooperação federativa e o regime de colaboração.

#educaçao